Fiat Chrysler é alvo de processo por falha no câmbio de carros

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Fiat Chrysler é alvo de processo por falha no câmbio de carros

Proprietários de Jeep Grand Cherokee abriram processo contra a Fiat Chrysler (FCA), dona da marca, alegando que a montadora omitiu parcialmente a gravidade de um problema no câmbio e falhou em corrigi-lo. O modelo foi envolvido em um recall de cerca de 1 milhão de unidades lançado em abril passado nos Estados Unidos por conta da possibilidade de que o veículo se movesse mesmo com o câmbio automático na posição de estacionamento.
O caso ganhou mais atenção depois da morte do ator Anton Yelchin, no último domingo (19), em Los Angeles. Ele foi prensado entre seu Cherokee 2015 e uma pilastra e o carro estava entre os que foram convocados pela marca. A FCA afirmou que investiga o caso, mas que é prematuro estabelecer qualquer ligação entre o acidente e uma possível falha no câmbio.
Apesar de ter lançado o recall, que também envolve unidades vendidas no Brasil, a Fiat Chrysler não chegou até o momento a uma solução definitva para o problema. Além do Grand Cherokee anos 2014 e 2015, foram convocadas inicialmente unidades do Dodge Chargers (2012 a 2014) e do Chrysler 300.
A questão é que, no tipo de manopla usado, ela retorna à posição central após a troca da marcha, o que pode confundir o motorista, que deixa de ter certeza de ter acionado a posição P ("park", estacionar, em inglês).
41 feridos
A ação de consumidores contra a montadora foi aberta na última quinta-feira (23), na Califórnia e afirma que há relatos de 41 possíveis casos de ferimentos causados pelo problema.
Além de pedir indenização de proprietários, o processo quer que a Fiat Chrysler seja obrigada a notificar todos os clientes para que não usem os carros afetados até que seja feito o conserto.
A ação também questiona por que a montadora não adotou um sistema que deixe o carro automaticamente em modo de estacionamento sempre que as portas são abertas, o que já é adotado por outras fabricantes.
Atualização do programa
A Fiat Chrysler diz que entregou a concessionários uma atualização do programa de computador com esse recurso e incluindo mais alertas.
Segundo o "The Wall Street Journal", a montadora enviará cartas aos donos dos carros envolvidos avisando que a atualização do software está disponível e pedindo para que eles agendem a visita às oficinas.
O site especializado "Jalopnik" diz que a alteração do programa serve para os Grand Cherokee equipados com motor 3.6 V-6 e 5.7 V-8 — cerca de metade das unidades em recall — e não engloba os que têm motor 3.0 diesel e 6.4 V-8 (STRs).
Na semana passada, a Maserati, marca que também pertence ao grupo, anunciou o recall de 13 mil sedãs pelo mesmo motivo.

+ Acessados

Veja Também