Férias de fim de ano: dicas para fugir da muvuca

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pixabay

Férias de fim de ano: dicas para fugir da muvuca

O fim de ano é sinônimo de muitas coisas: Natal, passeios diferentes, tempo de qualidade em família e, é claro, férias! Nesse período, é comum que muitas empresas optem pelo descanso coletivo ou que os próprios funcionários se programem para acompanhar o calendário de recesso escolar.

Na hora de planejar as atividades, é comum checar os melhores hotéis, antecipar a compra de passagens ou reservar passeios. Mas e a muvuca, será que ela não pode atrapalhar a experiência? A seguir, você confere algumas dicas para aproveitar as férias de fim de ano com mais tranquilidade.

Dê preferência para os dias úteis

Em uma rotina normal de trabalho e estudos, o tempo livre se torna escasso e fica concentrado nos fins de semana. Por conta disso, é comum associar os momentos de diversão aos sábados e domingos, mas não precisa ser sempre assim.

Dando preferência aos dias úteis, é possível evitar a movimentação de quem está trabalhando, mas resolveu passear no fim de semana. Considerando que a temporada de férias acontece no verão, muitas pessoas aproveitam esses dias para ir a barzinhos, restaurantes ou até mesmo fazer um bate e volta em hotéis e pousadas.

Escolha os passeios fora de rota

Existem alguns passeios que já são clássicos das férias de fim de ano: praia, zoológico, bares badalados, pontos turísticos e restaurantes famosos.

Independentemente de ser um passeio perto de casa ou uma viagem mais distante, a dica é substituir essas atividades por programações menos disputadas.

As principais estratégias para encontrar passeios legais fora de rota é acompanhar sites de viagem, perfis destinados ao tema ou dar aquela boa e velha perguntada no local da hospedagem. Consultar amigos e familiares também é uma boa opção.

Opte pelas semanas menos movimentadas

Em meio a alta temporada, é difícil estabelecer quais dias são mais vazios. Mesmo assim, é possível adotar algumas táticas para driblar a movimentação. Evitar os últimos dez dias de dezembro e os primeiros dez dias do mês de janeiro é a principal estratégia. Fugindo dessas datas, é possível evitar o movimento de quem pegou recessos ou férias coletivas nas empresas.

Vá para os destinos menos badalados

Já sabe as melhores datas para viajar, escolheu os passeios menos badalados, mas ainda está com dúvida na hora de decidir o destino? Selecionamos abaixo três opções mais tranquilas para renovar as energias nas férias de fim de ano.

Tiradentes – Minas Gerais

A cidade histórica recebe milhares de turistas todos os anos, mas perde espaço na alta temporada de verão para as cidades litorâneas. Quem deseja recarregar as energias pode passear pelo centro histórico, pelos museus e pelas igrejas. A ressalva fica por conta das trilhas, que podem se tornar inviáveis nos períodos de chuva, bem comuns no fim do ano.

Nísia Floresta – Rio Grande do Norte

Natal, no Rio Grande do Norte, é um dos destinos perfeitos para as férias de fim de ano. Bem ao lado, encontra-se a cidade de Nísia Floresta, uma opção para quem deseja ir ao Nordeste sem ter de lidar com a muvuca. O destino litorâneo permite que os turistas curtam o dia na praia, entrem no mar pouco agitado e até mesmo encontrem piscinas formadas de maneira natural.

Brotas – São Paulo

A cidade de Brotas, localizada no estado de São Paulo, é uma boa opção para fugir da agitação do litoral. Além de ficar a poucas horas da capital, o destino oferece passeios dos mais tranquilos aos mais radicais.

O turista pode optar por fazer trilhas, visitar cachoeiras, conhecer nascentes e até mesmo praticar esportes radicais. Para quem busca atividades mais tranquilas, o passeio pela estação ferroviária e os museus também são uma opção.

+ Acessados

Veja Também