Fávaro reúne Gabinete Itinerante do Mapa em Mato Grosso

Picture of Mapa

Mapa

Fávaro reúne Gabinete Itinerante do Mapa em Mato Grosso

Ministro faz últimos ajustes para início do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, que ocorre de 10 a 14 de setembro no estado

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (9), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu a equipe do Gabinete Itinerante do Mapa na Superintendência Federal no Mato Grosso. O objetivo do encontro foi alinhar os últimos detalhes para a reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 no Brasil, que contará com a participação de mais de 20 delegações estrangeiras.

Com o Gabinete Itinerante, as principais atividades do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estão sendo desenvolvidas a partir de Mato Grosso, para atender da melhor forma as demandas do G20. De acordo com a Portaria Mapa n° 715 de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU), estão designados para atuar no estado o chefe de gabinete, secretários da Pasta, além dos chefes das Assessorias Especiais de Comunicação Social e de Assuntos Parlamentares e Federativos, e o consultor jurídico.

O ministro Carlos Fávaro destacou a realização do G20 em Mato Grosso como uma grande oportunidade para o estado, que é o epicentro da produção brasileira de soja, milho, algodão e abriga o maior rebanho bovino do país. “Vamos mostrar para o mundo a força da agropecuária brasileira, que impulsiona a economia e alimenta o planeta. É o momento de gerar oportunidades aqui dentro. Vamos mostrar nosso potencial em produzir alimentos de forma sustentável”, afirmou.

O gabinete do Mapa atuou em Mato Grosso no período de 2 a 7 de setembro em Cuiabá, e de 8 a 15 de setembro estará no município de Chapada dos Guimarães, sede da reunião do GT Agricultura do G20. As reuniões do G20 no estado serão realizadas nos dias 10 e 11 (técnicas) e 12 e 13 (ministeriais).

Com a participação de ministros da Agricultura e áreas correlatas das principais economias do mundo, o encontro do G20 debaterá a participação do setor em temas como a segurança alimentar e nutricional global e a adaptação às mudanças climáticas.

G20

O Brasil assumiu no dia 1º de dezembro a Presidência temporária do G20. O grupo reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana. O mandato tem duração de um ano e se encerrará em 30 de novembro de 2024. É a primeira vez que o país ocupa essa posição na história do grupo no formato atual.

Ao longo do mandato, o Brasil organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, que serão realizadas tanto virtual quanto presencialmente, e cerca de 20 reuniões ministeriais, culminando com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.

Deixe um comentário

Veja Também