Fávaro assume compromisso para manter autonomia da Unemat

Fávaro assume compromisso para manter autonomia da Unemat

Fávaro assume compromisso para manter autonomia da Unemat

“Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria da Unemat e com a qualificação da população de Mato Grosso”, garantiu o candidato ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), durante encontro com representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e das áreas da saúde da educação do município de Cáceres, nesta sexta-feira (24.08).

Na reunião, que contou com a presença de alunos, professores, técnicos da Unemat, além da reitora Ana Maria Di Renzo, Fávaro destacou que durante o tempo em que foi vice-governador, sempre apontou a importância e a necessidade da universidade para o desenvolvimento de Mato Grosso, mas que era uma luta isolada.

“Parece que alguém tão letrado, que se diz tão capacitado, não consegue enxergar o óbvio, não vê a importância desta instituição para Mato Grosso”.

“A Unemat não gera apenas conhecimento, ela gera oportunidades para milhares de jovens. Gera mudança de vida, para melhor. Lutei muito e, no Senado, vou trabalhar ainda mais para fortalecer esta instituição e a educação em nosso estado”.

Os presentes à reunião apontaram que a Unemat tem passado por um processo de desvalorização e sucateamento na atual gestão, que tenta tirar a autonomia financeira da instituição.

Na última semana, funcionários da empresa terceirizada que presta serviços de limpeza no campus de Cáceres entraram em greve devido a falta de pagamento dos salários, e receberam apoio de alunos e professores que também pararam suas atividades.

A Unemat não estava realizando os pagamentos a empresa devido a falta de recebimento de repasses de verba do governo do estado.

Para piorar a situação, um projeto de emenda a constituição estadual, apresentado na última semana por um dos partidos apoiadores do atual governo (PSB), pretende revogar o artigo 246 da Constituição Estadual, que dispõe sobre os repasses financeiros feitos à instituição.

Se aprovada, o orçamento da universidade passará a ser controlado pelo Executivo o que não ocorre desde 2013.

A reitora Ana Maria Di Renzo aproveitou a ocasião para fazer uma ampla explanação sobre a atuação a universidade, que conta hoje com campus em 46 municípios, 23 mil alunos e mais de 25 programas de doutorado e mestrado.

“Ao contrário do que está sendo dito por aí, como umas das justificativas para tirar nossa autonomia financeira, é que não expandimos nossos campos. Não é verdade, hoje estamos em todas as regiões do estado, em 46 municípios”.

A reitora enfatizou que a presença da sociedade acadêmica no encontro era uma demonstração de que o grupo acredita que a chapa formada por Carlos Fávaro, Mauro Mendes e Jayme Campos pode dar a Unemat a valorização que a entidade merece. “Estamos aqui porque acreditamos em vocês.

Pedimos que cumpram a Constituição do Estado de Mato Grosso, que não coloquem em risco o financiamento da Unemat que possamos juntos fortalecer nossa universidade cada vez mais”.

Desenvolvimento

Fávaro apontou ainda a necessidade de levar o desenvolvimento para a região oeste de Mato Grosso. “Cada região do estado precisa ser olhada de forma diferenciada e com carinho, considerando suas particularidades e potencialidades.

Vamos trabalhar buscando a vocação da região Oeste. Sabemos que uma delas é o turismo. Um senador não pode fazer tudo, mas pode fazer muito pelo desenvolvimento, com projetos, emendas, convênios, e quero estar no Senado para trabalhar por esta região.

O candidato ao governo, Mauro Mendes, reforçou a necessidade de olhar para cada região de uma forma diferente, já que Mato Grosso apresenta grandes diferenças e desigualdades regionais.

“O governante tem olhar para cada município, região, como um pai olha para cada filho. Cada um tem uma necessidade diferente. Nossa região oeste oferece muitas oportunidades, temos que trabalhar muito para transformar as perspectivas em realidade, com apoio da nossa população e de todo nosso grupo.

O evento em Cáceres foi muito prestigiado pela população e contou ainda com a presença de candidatos a deputados estaduais líderes locais dos partidos da coligação.

Fávaro estava acompanhado dos integrantes da chapa majoritária ‘Pra mudar Mato Grosso’, o candidato ao governo, Mauro Mendes, e o também candidato ao Senado, Jayme Campos, ambos do DEM, do ex-reitor da Unemat e candidato a deputado federal, Adriano Silva, e do suplente de Fávaro, José Lacerda.

+ Acessados

Veja Também