Fator surpresa será o recheio do festival gastronômico de Cáceres

Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

Fator surpresa será o recheio do festival gastronômico de Cáceres

O Circuito Gastronômico do Pantanal 2023 chega ao município de Cáceres (217,8 quilômetros de Cuiabá), no dia 1º de setembro, a partir das 18h. A estrutura, instalada na rua 13 de junho – ao lado da Catedral São Luiz -, contará com a participação de 16 empreendedores locais, que, com o auxílio do chefe de cozinha, Marcelo Cotrim, prepararam um cardápio exclusivo para o evento. A expectativa é que o ‘fator surpresa’ seja o tempero desta edição.

“Podem esperar um protagonismo dos ingredientes regionais, vinculados a uma boa dose de criatividade, de valorização da cultura. Será um festival de aromas, texturas e sabores diferentes”, promete Marcelo Cotrim, consultor do Circuito Gastronômico do Pantanal 2023.

Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), o Circuito é uma das ações do Programa Pró Pantanal, criado em 2020 pelos Sebraes Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que tem como uma das bandeiras a promoção de negócios das regiões pantaneiras.

Por onde passa o festival gastronômico deixa um rastro de aromas e sabores, que já foram sentidos nos municípios de Poconé, Santo Antônio do Leverger e agora chega à Cáceres.

“O Festival Gastronômico edição Cáceres é muito mais do que uma simples experiência culinária. Ele desempenha um papel crucial na economia local, gerando um impacto positivo nos negócios da região. Foi a partir das edições anteriores, que a cidade ganhou mais visibilidade e atraiu novos visitantes em busca dos sabores únicos da culinária local”, avalia Isabela Garcia, agente do programa Pró Pantanal, no Sebrae de Cáceres.

Os municípios de Nossa Sra. do Livramento e Barão de Melgaço serão os próximos a receberem o Circuito.

O protagonismo dos empreendedores é fundamental para realização do evento e, principalmente, na construção de novas possibilidades de negócios dentro do território.

“Eles trazem consigo não apenas sabores autênticos, mas também a tradição e a cultura gastronômica da cidade. Ao promover suas habilidades, não apenas enaltecemos a gastronomia local, mas também oferecemos oportunidades para que seus negócios prosperem”, destaca Isabela.

Sobre temperos, aromas e sabores, a edição de Cáceres estará recheada de surpresas. Diferentemente das edições anteriores, o chefe de cozinha Marcelo Cotrim revelou que não haverá um ingrediente base para as receitas.

“A maioria dos participantes já tinha uma ligação com alguns ingredientes e, quando foi falado do festival, eles pensaram em algum ingrediente para desenvolver a receita e estimular a criatividade e divulgar a regionalidade”, recorda Marcelo Cotrim.

Dessa forma os visitantes terão a chance de experimentar receitas criadas a partir da mandioca, do coco, do cumbaru, da abóbora e da banana.

Uma dessas receitas será apresentada por Cássia Carolinny, de 25 anos. Confeiteira desde os 19 anos, a empreendedora reconhece a visibilidade trazida pelo evento à cidade e já garantiu o espaço de sua loja Cá Doces Artesanais, nesta edição.

“Participar do Circuito Gastronômico foi uma jornada inesquecível principalmente para o paladar. Minha torta de manteiga escocesa do pica pau foi cuidadosamente elaborada junto com o Chef Marcelo Cotrim, que não mediu esforços e se dedicou em aperfeiçoá-la ainda mais. Também tenho que destacar o Sebrae, que de forma genuína se dispõem a enriquecer os empreendimentos com conhecimentos e principalmente oportunidades”, comemora Cássia.

Donuts de Banoffee pantaneira, criado por Matheus Chagas e aperfeiçoado pelo Chef Marcelo Cotrim

Diante de mais uma edição na cidade, a expectativa é que as criações surpreendam o público. “Este é um trabalho muito legal de fazer. Porque podemos mostrar para as pessoas que, por exemplo, uma banana, pode ser utilizada de várias maneiras, ter várias texturas, com preparações doces ou salgadas. É gostoso estimular essa criatividade em todos eles”, declara Marcelo.

O Circuito Gastronômico do Pantanal 2023 será realizado apenas no dia 1º de setembro, a partir das 16h, na rua 13 de junho – ao lado da Catedral São Luiz. Porém, a população e os visitantes que desejam provar um dos sabores criados para edição Cáceres, também poderão ir a um dos estabelecimentos participantes até o dia 15 de setembro. “É importante reforçar que o evento ocorrerá no dia 1º de setembro, agora a oportunidade de experimentar alguns dos pratos do cardápio será até o dia 15 de setembro, somente nos estabelecimentos participantes”, frisa Isabela.

Confira abaixo os estabelecimentos participantes e os respectivos pratos elaborados para a edição de Cáceres.

Parkids Donuts

Donuts de Banoffee pantaneira

Salgados Brazão

Coxinhas de peixe e de carne seca

CA Doces Artesanais

“Torta do pica pau” c/crumble cumbarú 

Flor de Café Cafeteria

Mané pelado c/brigadeiro cumbarú 

Brownie Art´s

Brownie c/ calda de rapadura de leite

Matula Pantaneira

Lasanha pantaneira

Doce Mania

Bolo c/calda de brigadeiro de abóbora

Jaqueline Quintão Ateliê

Brigadeiros variados (Maracujá, Banana e Pequi)

Pastelaria Maria Luiza

Pastel de peixe c/maionese de pequi

Restaurante MS

Polenta cremosa c/Ragu suíno e banana

Caramellus Bolos e Doces

Cookies de cumbarú / cookies de banana

Taiamã Conveniencia e Pizzaria

Pizza de Banana c/carne seca

Monster Black Hamburgueria

Hambúrguer de costela c/catupiry de banana

O Melhor Da Vida Panificação

Biscoitos amenteigados de cumbarú

Status Esfiharia

Esfiha de carne seca c/banana

Espaço Terapia Do Corpo

Escondidinho c/carne de jaca e mandioca

+ Acessados

Veja Também