Ex-prefeito de Cuiabá é homenageado com nome de sala na ALMT

Ex-prefeito de Cuiabá é homenageado com nome de sala na ALMT
Fablício Rodrigues / ALMT

Ex-prefeito de Cuiabá é homenageado com nome de sala na ALMT

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, nesta sexta-feira (23), o Projeto de Resolução nº 6.112, de 2018, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que denomina Sala deputado Roberto França a Sala Vip da Casa de Leis.

Na última quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação o Projeto de Resolução, denominando assim de Roberto França a Sala Vip do Parlamento Estadual.

Segundo Wilson Santos, Roberto França foi um homem vocacionado para o serviço público.

De acordo com o parlamentar, a homenagem é o mínimo que se pode prestar a um dos grandes políticos que passou pela Assembleia Legislativa.

“O grande patrimônio deixado por França é o serviço prestado por ele a Cuiabá e a Mato Grosso”, observou.

Biografia – Roberto França Auad, cuiabano, nasceu dia 3 de Outubro de 1948, filho de Antônio José Auad, o “Doutor Barão”, como era conhecido e de Maria Ignês França Auad.

É apontado como o mais popular comentarista da história do rádio de Mato Grosso. Polêmico, impetuoso, carismático e protagonista de algumas passagens que entraram para o folclore do rádio principalmente em função de seu estilo perfeccionista de trabalhar, Roberto França começou a carreira na rádio “A Voz do Oeste” e depois foi para a Rádio Cultura, onde ficou 18 anos. Também atuou pela rádio Difusora de Cuiabá.

Com 40 anos de vida pública, em março de 2007, ele assumiu a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

França, que presidiu a Câmara Municipal de Cuiabá, foi vereador no período de 1975 a 1981 e deputado presidente da Constituinte Estadual em 1989.

Mobilizou-se pela defesa intransigente do servidor público.

Exerceu quatro mandatos de deputado estadual (1981 a 1994), ocupando os cargos de presidente e primeiro secretário da Assembleia Legislativa.

Ele também foi deputado federal no período de 1995 a 1996 e vice-líder do PSDB na Câmara Federal, sendo o 1º Deputado Federal eleito em 1994 que superou 100.000 votos.

Foi prefeito de Cuiabá por duas vezes consecutivas, de 1997 a 2000 e 2001 a 2004, respectivamente.

– Duplicou a Av. República do Líbano

– Duplicou a 1ª Etapa da Av. Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)

– Implantou 15 miniestádios e dezenas de creches e um arrojado programa de pavimentação asfáltica com linha de ônibus.

– Implantou uma dezena de Centros Odontológicos, Policlínica no Bairro Pascoal Ramos e mais de 20 equipes do Programa Saúde da Família, além dos Programas Siminina e Bom de Escola, Bom de Bola.

Foi atleta e atuou como técnico de futebol na Capital, voltando a trabalhar como radialista em 2006

apresentando um programa jornalístico na TV, o Resumo do Dia.

+ Acessados

Veja Também