Ex-deputada prepara volta à cena política em Rondonópolis

Vilma foi deputada estadual entre os anos de 2008 a 2010, quando assumiu a vaga de Chico Galindo

A ex-deputada estadual e ex-vereadora Vilma Moreira dos Santos, a Professora Vilma, prepara o retorno à cena política local. Filiada ao PSB, Vilma deve ser candidata a vereadora nas eleições do ano que vem, depois de oito anos afastada da política local.

Ela foi vereadora eleita pela primeira vez em 2000 e reeleita em 2004. Entre os anos de 2000 a 2002, Vilma fez parte do bloco de oposição do então prefeito Percival Muniz.  No entanto, no ano de 2008, ela renunciou o mandato na Câmara para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Naquele ano, Vilma assumiu a cadeira do deputado Chico Galindo, que deixou a Assembleia para assumir o cargo de vice-prefeito de Cuiabá, na segunda gestão de Wilson Santos. Vilma foi a primeira mulher negra a assumir como deputada estadual e fez um mandato voltado à política social.

No processo eleitoral de 2010, Vilma tentou, sem sucesso, permanecer na AL, mas não conquistou o número de votos suficientes para conquistar uma das 24 cadeiras do parlamento de Mato Grosso.

Depois desta derrota,  a ex-deputada Vilma se afastou da política e passou por um tratamento de saúde. Recuperada, ela tem participado de diversas reuniões e atividades. Ligadas à movimentos sociais, ela tem cobrado das autoridades ações em algumas questões.

Representatividade- A Câmara de Vereadores não elege uma mulher em Rondonópolis, desde 2008, quando Mariúva Valentim Chaves foi eleita. No entanto, em 2004, foram eleitas Vilma e a própria Mariúva.