Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher em Rondonópolis

Foto: Wheverton Barros

Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher em Rondonópolis

O Dia Internacional da Mulher celebrado nesta segunda-feira (8), foi marcado com eventos para as rondonopolitanas realizados pelas secretarias municipais de Promoção e Assistência Social e de Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas.

Durante a manhã na Praça dos Carreiros, a equipe da SMS realizou entrega de 400 kits com máscaras de proteção contra Covid-19, preservativos, itens de café da manhã e exemplares da Lei Maria da Penha, entre outros materiais informativos, para pedestres que estavam de passagem pela praça e motoristas que paravam no sinal das avenidas Dom Pedro II e Rio Branco, no cruzamento com a Marechal Rondon.

As pessoas que estavam na região ainda puderam desfrutar de um show ao vivo da dupla Nilton de Abreu e Cecília Oliveira, disponibilizado pelo secretário interino de Cultura do município, Rafael Mandracio Arenhardt, por meio da Lei Aldir Blanc.

No início da tarde o palco da celebração foi o Centro de Referência e Assistência Social Iguaçu com palestras voltadas para o público feminino sobre os serviços ofertados pelo Cras e a violência contra mulher. Assunto ainda mais relevante no atual cenário, uma vez que de acordo com registros no painel de dados sobre Direitos Humanos, 105.821 denúncias de violência contra a mulher foram registradas no ano passado pelas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

“A Secretaria tem se organizado através das unidades de Cras para fazer um momento de reflexão pelo Mês da Mulher, o nosso intuito é levar essa reflexão das conquistas, das necessidade de minimizar toda a questão de violência que a mulher sofre. A gente precisa sempre fortalecer isso nas comunidades que é onde a gente percebe que há maior índice de cerceamento dos direitos femininos”, pontuou a secretária interina de Promoção de Assistência Social, Neiva de Cól.

Ainda sobre o mesmo tema foi organizada uma live, na manhã desta segunda-feira, pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário, Rogério Penso, a primeira dama, Neuma de Moraes, e a universitária e líder do movimento Por elas, Cíntia Sanches.  E, nesta tarde, outra live possibilitando o diálogo dos internautas com a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Rafaela Alves Scaramal.

Os eventos de hoje são frutos de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social com o Conselho da Mulher, Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), a Vara da Violência Doméstica, a Delegacia Especializada da Mulher, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar e a Penitenciária do Estado Mata Grande.

+ Acessados

Veja Também