Evento debate processo político em Rondonópolis

Advogado fala durante o evento sobre o processo eleitoral do ano que vem

Palestras e muitas articulações nos bastidores marcaram a primeira Feijoada Política de Rondonópolis, evento organizado pelo jornalista Roberto Nunes, titular da coluna Papo Político do jornal A Tribuna. O encontro foi realizado no sábado (5) em um centro de eventos localizado na Vila Operária.

Entre as palestras, a pauta básica foi política e o processo eleitoral de 2020. A data do evento cinco de outubro, foi escolhida justamente um ano antes das eleições do ano que vem.

A presidente do Observatório Social, Shirlei Mesquita Sandim, em sua palestra enfocou o processo de necessidade de um crescimento sustentável do município e a participação da classe política neste processo.

O jornalista Lucas Perrone, que faz parte da equipe Primeira Hora, fez a segunda palestra do evento. O profissional da imprensa destacou o processo de escolha de gestores do município em processos eleitorais. Lucas destacou a necessidade de um trabalho conjunto dos setores de mídia, pesquisa e jurídico em uma eleição municipal.

O advogado Maurício Castilho falou sobre o direito eleitoral e as novas perspectivas para o processo eleitoral do ano que vem. Ele lembrou que os prazos de mudança de domicílio eleitoral e filiação partidária podem ser feitas seis meses antes das eleições e não um ano como era antes. O advogado ainda destacou que o período de pré-campanha pode ser usado por pré-candidatos e com divulgação nas redes sociais desde que estejam dentro da Lei. Castilho alertou, no entanto, com relação a gastos e prestações de contas neste período.

O evento contou com a presença de dezenas de pessoas ligadas à politica, além  pré-candidatos a prefeito e a vereador no processo eleitoral do ano que vem.