Evento apresenta novas regras do Simples Nacional e importância do correto enquadramento do CNAE

Picture of Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Evento apresenta novas regras do Simples Nacional e importância do correto enquadramento do CNAE

Compartilhe:

Empresários e contadores de Rondonópolis participaram na noite desta quinta-feira (09/11) do Encontro com Contadores. No evento foram apresentadas as novas tabelas, regras de cálculo dos valores a pagar no Simples, limite de faturamento e a alíquota efetiva, sistema indústria, atividades comerciais Lei Complementar 155. Além da aplicação do limite e uma simulação prática de cálculos.

A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), juntamente com os sindicatos patronais do setor industrial da região sul de Mato Grosso, Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar Sul MT), Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sindimec Sul MT) e com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC MT).

Na ocasião, o especialista em direito tributário, José Lombardi, realizou uma explicação sobre a importância do correto enquadramento da empresa na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O especialista também alertou aos presentes sobre riscos, legislação, nota fiscal, pagamento correto de imposto e cálculo de tributos. “Tem serviços que são necessários dentro de uma indústria, comércio e serviços para que problemas futuros sejam impedidos. O enquadramento correto é trabalho que deve ser feito, até mesmo para que problemas tributários possam ser evitados ”, disse.

Já o palestrante e contador, Niveson da Costa Garcia falou das novas regras do Simples Nacional e do papel do contador na defesa dos interesses do setor para identificar riscos e oportunidades. Além de alertar o empresário sobre o prazo para aderir ao Simples. “Esse encontro traz um conhecimento importante para o empresário, pois a Lei Complementar do Simples 133 é um pouco complexa e neste ato, mesmo de forma sucinta é possível apresentar algumas mudanças que ajudaram muito a categoria presente. Para aderir ao Simples no ano seguinte, devem ficar atento ao prazo que termina dia 31 de janeiro de 2018”, explicou.

Para a participante e também contadora, Cleidiomar Celso Miguel o evento foi muito proveitoso e Rondonópolis precisa de mais ações como está, pois, a categoria é carente de informações e esclarecimentos sobre as mudanças de regras que acontecem com certa frequência. “O Simples Nacional traz regras muito complexas, e o adequado enquadramento dessas regras gera segurança e possibilita que o cliente seja melhor representado e tenham soluções imediatas”, frisou.

A presidente do Sindimec Sul MT, Neiva Maria Alves Rodrigues destacou a importância do encontro para categoria, pois considera uma boa assessoria contábil peça fundamental para o crescimento de uma indústria e comercio em geral. “Rondonópolis é o polo da região sul de Mato Grosso, muitas pessoas procuram diversos serviços na cidade e a contabilidade é um deles. Pensando na melhoria da qualidade do serviço colaboramos com a vinda do encontro e a grande participação do público nos mostra que acertamos na escolha. Espero que o conteúdo repassado agrade a todos e reforce o conhecimento dos profissionais e empresários participantes”, finaliza.

Segundo o presidente do Sinduscon Sul MT, Lucas Luz, é um papel do sindicato proporcionar e disseminar o conhecimento e toda empresa precisa de uma contabilidade bem resolvida para se manter firme no mercado. “Nós do Sinduscon Sul MT, juntamente com a CNI e Fiemt sempre buscamos melhorar o desempenho do setor, e o contador é uma peça chave que contribui com o crescimento e desenvolvimento da empresa. Uma ação muito bem aceita pela categoria, levando assuntos específicos e relevantes para os participantes”, pontuou.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também