EUA bombardeiam mais um barco no Caribe e matam 4, diz jornal

Picture of G1

G1

Governo Trump bombardeia mais dois barcos no Oceano Pacífico em 9 de novembro de 2025 e acusa pessoas a bordo de traficarem drogas. — Foto: Divulgação/Pete Hegseth no X

EUA bombardeiam mais um barco no Caribe e matam 4, diz jornal

Governo Trump realiza bombardeios desde setembro contra barcos que afirma estarem transportando drogas, porém não oferece provas para embasar acusações. Agência da ONU vê indícios de execuções extrajudiciais.

Compartilhe:

O Exército dos Estados Unidos bombardeou nesta quinta-feira (13) mais um barco no mar do Caribe, segundo o TV americana “CBS”. Os ataques ocorreram no domingo e pessoas 6 morreram.

Com o bombardeio desta quinta, o governo Trump já atacou 20 embarcações no mar do Caribe e no Oceano Pacífico, e o total de mortos chegou a 80.

Segundo fontes do Pentágono, que confirmaram o ataque à “CBS”, havia quatro pessoas no barco. Os oficiais não compartilharam mais detalhes sobre a investida desta quinta. O governo Trump não se pronunciou de forma oficial sobre o caso até a última atualização desta reportagem.

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, afirmou nesta semana que “há indícios” de que os ataques do governo Trump embarcações acusadas de terem ligações com o tráfico de drogas são execuções extrajudiciais. No final de outubro, a ONU pediu que os EUA parem com os ataques.

O secretário de Guerra americano, Pete Hegseth, frequentemente chama os integrantes de barcos bombardeados pelos EUA de “narcoterroristas”, geralmente não dá mais detalhes sobre evidências que o governo americano tenha para justificar os bombardeios. O secretário disse ainda que os ataques de domingo foram feitos em águas internacionais.

O bombardeio desta quinta foi o primeiro desde a chegada à América Latina do grupo de ataque do maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, o que escalou ainda mais as tensões entre os governos Trump e Maduro.

Trump disse “estar em guerra” contra cartéis de drogas latino-americanos e o presidente ordenou, em agosto, uma operação militar na região da América Latina contra esses grupos. Desde então, os EUA mobilizaram uma ampla presença militar na região e faz ataques recorrentes a embarcações no mar do Caribe e em regiões do Oceano Pacífico próximas à costa América Latina.

Os ataques a embarcações compõem uma estratégia de pressão ao governo Maduro, que é considerado chefe do Cartel de Los Soles pelos EUA. O presidente venezuelano acusa o governo Trump de realizar uma campanha de pressão que tem como objetivo o tirar do poder.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também