Estufa de plantas: como incluí-la no seu espaço

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels

Estufa de plantas: como incluí-la no seu espaço

Compartilhe:

Plantas são essenciais para a nossa sobrevivência, elas purificam o ar, deixam os ambientes mais úmidos no calor, além de trazer vida para qualquer ambiente onde são colocadas. Mesmo que você tenha medo que elas acabem morrendo, com o cuidado certo elas se tornam plantas cada vez mais lindas, e sempre existe a opção de escolher a planta de acordo com o seu ambiente. 

Uma prática que vem se tornando muito comum são as estufas para plantas, a gente te explica o que é. De modo geral, a estufa tem como função absorver o calor que vem do sol, mantendo o interior da estufa condicionado e a temperatura sempre controlada. As estufas costumam ajudar no crescimento das plantas, entre outros benefícios. Mas calma, se você não tem um espaço enorme para uma estufa, você pode ter uma versão mini, que funciona da mesma forma. 

Você só precisa de um espaço razoável para a criação da sua estufa, e alguns itens que são extremamente necessários. Entre eles está a cobertura da sua estufa, que pode ser feita com policarbonato alveolar, que consiste em uma chapa com cavidades que diminuem o seu peso, e são ótimas opções para a sua estufa, já que essas chapas ocas necessitam de luz solar, assim como a própria estufa. 

Estufas em casas 

Primeiro passo 

Para montar a sua estufa, o primeiro passo é escolher o espaço onde ela vai ficar, mesmo que seja pequeno, é preciso medir para que se tenha uma ideia e tudo saia do jeito certo. Além disso, é necessário escolher o material que será utilizado, que pode ser caibros de madeira e tubos metálicos, se preferir usar madeira, o ideal é que ela seja maciça para uma maior duração da sua estufa, mas elas também podem ser de reflorestamento ou de demolição. 

Segundo passo 

O fechamento da sua estufa é uma parte superimportante, é ele que vai condicionar o ar, por isso deve ser feito da maneira correta. Você pode usar diversas coberturas, como o policarbonato, e essa camada de placas vai fazer com que a passagem dos raios solares e luz natural seja maior, aumentando a temperatura dentro da sua estufa. 

Terceiro passo 

Depois de conseguir controlar o ar dentro da sua estufa, vem a parte de inserir água no ambiente, isso vai criar um ambiente muito típico de estufas, que é tropical, úmido, quente e superiluminado. Essa água pode vir de duas formas, da rega das plantas, ou de água sendo borrifada nas folhas, que pode ser de maneira natural (manual) ou automatizada.  

Quarto passo 

O último passo é a conservação da sua estufa, coletando essa água que vai passar pela planta e pelo solo. Para isso, você pode usar os próprios vasinhos, colocando pratinhos embaixo ou usando caixas de plástico. 

Estufas em apartamentos  

Apartamentos também podem ter estufas, só que em uma versão mini, que seja compacta para o ambiente, usando apenas o espaço necessário.  

O que você vai precisar  

Para ter a sua própria estufa no seu apartamento, você vai utilizar prateleiras que sejam resistentes à umidade da estufa, e uma cobertura que mantenha a estrutura bem fechada. Como se trata de uma estufa menor, é necessário sempre manter o controle de como está a condição das prateleiras, já que a umidade é muito grande, e não se esqueça de notar se a estufa está recebendo a quantidade de sol e luz natural que ela precisa. Outra dica de ouro, que vale tanto para estufas grandes ou pequenas, é não esquecer de adubar as plantas periodicamente. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também