Um dia histórico e de muita alegria. Esta foi a definição de acadêmicos e da secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, NeivaTerezinha de Col, para o início, na manhã desta segunda-feira (18), da ocupação dos estudantes das turmas especiais dos cursos da Universidade de Estado de Mato Grosso (unemat) do prédio localizado na área do antigo aeroporto, na saída para Cuiabá.A ampla estrutura para sediar o campus da Unemat em Rondonópolis foi construído pela Prefeitura, através de parceria público-privada.
“É um momento de grande alegria e de esperança, pois estaremos tendo, agora, aulas num local que nos possibilitará termos mais condições de estudo, contribuindo assim para desenvolver as nossas capacidades e estarmos melhores preparados para o mercado de trabalho”, disse o estudante do curso de Jornalismo, Denilson Paredes. “Estamos felizes. Lutamos tanto para estar aqui (prédio da Unemat). Somos gratos aos esforços da Prefeitura para viabilizar este momento”, completou outra estudante do Curso de Jornalismo, Edna Maria.
Atualmente, a Unemat conta com várias turmas especiais de cursos em funcionamento no Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, com aulas ministradas aos cerca de 700 estudantes em prédios de escolas estaduais.
No período da manhã funcionam quatro turmas, sendo uma de Jornalismo, uma Engenharia Civil e duas Direito. Já no noturno são cinco de Letras, quatro de Ciências da Computação, uma de Direito, uma de Jornalismo, uma de Engenharia Civil, uma de Química e uma de Pedagogia.
“É um dia histórico! Ter este prédio ocupado pelos alunos da Unemat era um momento muito aguardado. A gestão municipal está empenhada para dar o maior conforto e as condições de ensino aos estudantes”, comentou a secretária Neiva. Ela destacou ainda que este é um passo importante para que se concretize o sonho do prefeito José Carlos do Pátio em fazer de Rondonópolis um polo de referência em educação.
A ocupação da comunidade acadêmica do prédio viabilizado pela Prefeitura para sediar o campus Unemat em Rondonópolis foi encaminhada, durante reunião, na segunda-feira passada (11), entre o prefeito José Carlos do Pátio com o senador Mauro Carvalho e a reitora da Unemat, Vera Maquêa.
Na oportunidade, o prefeito se comprometeu em fazer a cessão de uso para que a universidade passe a funcionar na estrutura oferecida pelo município. O projeto foi encaminhado para Câmara Municipal e deve ser votado esta semana, após a realização nesta terça-feira de uma audiência pública com a comunidade acadêmica.
Em contrapartida, ficou firmado o compromisso na reunião de que a implantação do campus em Rondonópolis aconteça dentro de cinco anos e que, se nesse período de fato aconteça, a Prefeitura vai fazer a doação do prédio ao Estado.
A reitora Vera Maquea se comprometeu ainda, após a ocupação do prédio, a fazer estudos de viabilidade para poder definir a implantação de um campus da Unemat em Rondonópolis e um prazo para que isso aconteça.
A secretária Neiva salientou ainda que assim que a Câmara aprovar a cessão da área para Unemat Rondonópolis passará a ser um campus universitário avançado da instituição. “Deixaremos de ser apenas um Núcleo pedagógico”, observou.