Estudantes da Rede Estadual participam Curso de Nivelamento Online das Seletivas Internacionais 2026

Picture of Seduc-MT

Seduc-MT

Nathaly Bessa - medalhista da Olimpíadas Quimeninas 2025 - Foto por: Assessoria | Seduc-MT

Estudantes da Rede Estadual participam Curso de Nivelamento Online das Seletivas Internacionais 2026

A iniciativa é promovida pelo Programa Nacional das Olimpíadas de Química e destinada aos medalhistas da edição de 2025

Compartilhe:

Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso participam, ao longo de duas semanas, do Curso de Nivelamento Online das Seletivas Internacionais de Química 2026. A formação é promovida pelo Programa Nacional das Olimpíadas de Química (PNOQ), vinculado a Associação Brasileira de Química (ABQ).

Com o objetivo preparar e selecionar estudantes para competições internacionais da área em 2026, três estudantes da Rede Estadual estão elegíveis para a seletiva internacional.

Helloyza Maria Ribeiro Dias de Jesus, da Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, de Cuiabá, e Talita do Nascimento, da Escola Estadual Domingos Briante, de São José do Rio Claro e Nathaly Bessa, da Escola Estadual Santa Elvira, de Juscimeira, foram medalhistas da Olimpíada Quimeninas 2025 e, agora, participam entre 3 e 14 fevereiro do Curso de Nivelamento.

Com o objetivo de uniformizar o conhecimento dos participantes e prepará-los para a prova de seleção da Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), as atividades são oferecidas online e englobam conteúdos teóricos e resolução de problemas em nível avançado.

Para a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a participação das estudantes em seletivas internacionais reforça o compromisso com a valorização do conhecimento científico e com a ampliação de oportunidades educacionais.

A estudante Nathaly Bessa afirmou que poder alcançar grandes objetivos e metas tem sido muito gratificante. “Pude participar das Olimpíada Quimeninas 2025 com minhas colegas e foi muito interessante perceber do que somos capazes”, disse ela.

No dia 14 de março, as estudantes participarão de uma prova discursiva presencial, com local ainda a ser definido. A prova é composta por seis a oito questões. De acordo com o resultado, serão classificados 15 estudantes para a próxima etapa, com até três vagas adicionais destinadas a garantir a participação mínima de estudantes de escolas públicas.

Segundo Nathaly, a ansiedade para realizar a prova está grande. “Tenho ciência que será uma prova desafiadora, mas estou pronta para dar o meu melhor. No final, estou muito feliz por ter essa oportunidade”, completou.

Os selecionados participarão de um Curso de Capacitação presencial, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 23 de maio.

Seleção para Competições Internacionais de Química 2026

Os estudantes aprovados no processo seletivo poderão representar o Brasil em três importantes competições internacionais: a 58ª Olimpíada Internacional de Química (IChO), que será realizada em Tashkent, no Uzbequistão, de 10 a 19 de julho de 2026; a 60ª Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), em Moscou, na Rússia, entre 28 de abril e 6 de maio de 2026; e a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ), prevista para outubro de 2026, em Fortaleza (CE).

Participam da Seletiva Internacional medalhistas de ouro, prata e bronze da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2025 – Modalidade A, além de 50 medalhistas da Olimpíada Quimeninas 2025. Destas, são selecionadas as 10 melhores estudantes de cada região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) distribuídas entre alunas do 1º e do 2º ano do Ensino Médio.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também