Estela Ceregatti e Vera Capilé são as convidadas do segundo episódio do “Palco pra dois”

Assessoria

Assessoria

Foto: EQUIPE CRIAÇÃO / ALMT

Estela Ceregatti e Vera Capilé são as convidadas do segundo episódio do “Palco pra dois”

As convidadas do próximo episódio do programa musical “Palco pra dois” são as cantoras e compositoras Vera Capilé e Estela Ceregatti. O programa vai ao ar neste sábado (4), na TV Assembleia (canais 30.1 e 30.2), às 12h30 e às 18h30.

As artistas sobem ao palco do teatro Zulmira Canavarros para contar um pouco das suas histórias e da paixão por expressarem suas vivências por meio da música e da sonoridade, além de mostrarem um pouco dos seus trabalhos.

“A gente tem lutado muito por mais palcos abertos para a cultura e a arte produzida no nosso estado e esse programa configura como um espaço permanente para divulgar os artistas e integrar gerações numa troca de experiências”, comemora Vera Capilé.

Natural de Dourados (MS), Vera vem de família musical e artística, tanto que sua primeira memória com a música é aos cinco anos. “Comecei muito pequenininha, aprendendo em português e espanhol junto, porque nasci na fronteira. Com cinco anos já fui pro rádio e estou cantando até hoje, com 72”, relembra.

Vera é uma das expoentes da música de Mato Grosso e levou suas composições para todo o Brasil e para a França. Seu primeiro disco, “Cuiabá um Canto de Amor”, é de 1988 e o segundo, “Flor de Laranjeira”, foi lançado em 2000. Em 2021, ela lançou uma coletânea com as músicas mais marcantes de sua carreira e, no mesmo ano, foi tema do documentário “Filhote desse lugar”, em comemoração aos 60 anos de carreira. “Sinto-me cumprindo aquilo que me propus a fazer que é arte. Desejo que todo mundo venha comigo e também faça arte”, afirma.

Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e professora de música. Graduada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ela fez especialização em Antropomúsica e pós-graduação em Canto e Cantoterapia. Estela é regente do Coral Desvendar e já integrou importantes grupos cuiabanos: Bionne, Novos Chorões, Urutau e Boca de Matilde. Além disso, fez parcerias musicais com importantes nomes da música e literatura brasileira.

Ela figura como uma das artistas mais representativas do estado de Mato Grosso e já conquistou vários prêmios, entre eles o “Grão de Música” (SP) 2017 e “Profissionais da Música” (Music Pro Awards – BSB) 2018. Em 2021, Estela foi contemplada pelo Prêmio Nacional “Brasil Ao Natural”.

Com um disco já lançado, a artista divulga seu mais novo trabalho este ano, o “TERRA – Força Mulher”, no qual homenageia a cacica xavante Carolina Rewaptu. “Para essa participação eu quis trazer composições muito especiais que integram esse meu trabalho mais atual” contextualiza.

Durante o programa elas falam sobre a passagem de som e a importância desse momento antes das apresentações. “É o momento de ver como esta estrutura para dissipar o som”, explica Estela.  “É preciso ter o zelo de analisar a harmonia entre os instrumentos e como o som sai e como chegar até o público” conclui.

A natureza, o cotidiano e a valorização da cultura regional unem as vertentes das duas artistas, que trazem músicas marcadas por esses temas. “Canto coisas do meu cotidiano, canto o que está no meu quintal e cada música tem uma historinha”, afirma Capilé.

“Palco pra dois”: programa idealizado pela Secretaria de Comunicação da ALMT, com execução da produtora Monkey Filmes, o programa tem entre os objetivos divulgar a música autoral produzida em Mato Grosso. Ao todo, são dez episódios, cada um deles reúne dois nomes da música brasileira produzida em Mato Grosso.

O programa é exibido aos sábados, às 12h30 e 18h30, com reprises nos seguintes no domingo (11h30 / 21h), na terça (12h30 / 22h) e na sexta (12h30 / 22h).

Confira aqui o primeiro episódio com a banda “O Mormaço Severino” e a cantora Hend, que faleceu no dia 11 de maio deste ano.

+ Acessados

Veja Também