‘Estão sendo agraciados por mérito e pelo trabalho feito nas ruas’, afirma governador

Mauro Mendes destacou empenho dos policiais militares em fazer a segurança da população, mesmo com as dificuldades estruturais

'Estão sendo agraciados por mérito e pelo trabalho feito nas ruas', afirma governador
O governador Mauro Mendes destacou a importância do trabalho e o empenho dos policiais militares nas ruas fazendo a segurança da população - Foto por: Marcos Vergueiro - SecomMT

Na noite desta quarta-feira (17), em uma solenidade com a presença de quase 3 mil pessoas, a Polícia Militar celebrou o Dia de Tiradentes, patrono da instituição militar, e a promoção de 1.124 policiais, entre praças e oficiais.

Na lista dos que ascenderam a postos na carreira estão: 32 tenentes-coronéis, 120 tenentes, dois capitães, 123 subtenentes, 845 sargentos e 13 cabos. O evento foi antecipado em função dos feriados da Semana Santa e porque este ano a data (21 de Abril) será no domingo de Páscoa.

O governador Mauro Mendes, ao lado do comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, cumprimentou os promovidos e disse que a promoção é o reconhecimento do Estado pelo que os policiais fizerem ao longo da carreira. “Estão sendo agraciados por mérito, pelo trabalho feito nas ruas promovendo a segurança da população”, destacou.

Mendes disse que reconhece o esforço que a PM tem feito ao longo de toda a sua história, notadamente nos últimos anos, quando as condições de trabalho oferecidas não foram as melhores. “Faltaram condições físicas e estruturais, mas não lealdade, patriotismo, dedicação e coragem aos policiais militares”, completou.

Conforme o governador, o desafio agora é que todos, incluindo ele e cada um dos 80 mil servidores públicos estaduais, possam trabalhar e superar as dificuldades financeiras e de infraestrutura.

“Vamos trabalhar juntos para que nos próximos anos essa crise seja superada e que o Estado possa recuperar sua capacidade de prestar bons serviços em todas as áreas”.

Ele lembrou que os servidores também são cidadãos e, portanto, querem serviços públicos de melhor qualidade em todas as áreas, como saúde, segurança e educação.

O comandante geral da PM, coronel Assis, agradeceu ao governador Mauro Mendes pelo reconhecimento do esforço e dedicação dos policiais. Ele lembrou que os atos de promoção fazem parte da carreira e é um momento ímpar para cada policial e seus familiares.

“Estamos agradecidos e honrados, senhor governador, pois mesmo em momentos de crise como esse o senhor vem tratando com sabedoria e dever de justiça as demandas que lhe são confiadas pela Polícia Militar”, assinalou Assis.

Além das promoções regulares, este ano a solenidade incluiu a formatura de 114 praças, dos quais 19 mulheres, que concluíram o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA) e agora ascendem ao posto de tenente e passam a integrar a carreira de oficiais.

O governador Mauro Mendes e o comandante geral, coronel Assis, se cumprimentam durante a solenidade de Tiradentes e promoção(Foto: Marcos Vergueiro – SecomMT)

Além de autoridades civis e militares, entre as quais o secretário de Segurança, Alexandre Bustamante, e da Casa Civil, Mauro Caravlho, e a presidente da Assembleia, deputada Janaina Riva, prestigiaram a solenidade lideranças comunitárias de dezenas de bairros, e pais, maridos, esposas, filhos e outros parentes dos militares promovidos.

PROJETOS SOCIAIS

A presença de crianças e adolescentes de quatro das dezenas de projetos sociais desenvolvidos pela PM chamou a atenção do público para a importância do trabalho de prevenção primária. Desfilaram no pátio do Quartel do Comando Geral alunos do Jiu Jitisu Rotam, 4º Bravo Lutas, Polícia Mirim e PM Júnior-Fé Alegria.

Quem também arrancou aplausos do público foram as crianças fardadas, filhas e filhos de policiais e de admiradores das ações da Polícia Militar. Um pequeno pelotão, formado por crianças com idade entre dois e 12 anos, desfilou pela primeira vez em uma solenidade da PMMT.

Os promovidos são oficiais e praças de unidadedes da Polícia Militar em todo Estado de Mato Grosso(Foto: Marcos Vergueiro-SecomMT)