O prefeito de Rondonópolis Cláudio Ferreira (PL) expos a real situação do transporte coletivo de Rondonópolis.
Pelo olhar de Cláudio, a imagem pelo menos no que tange, os veículos da empresa, é de caos total.
Ele acusa o antecessor Zé do Pátio (PSB) de cometer crimes contra à administração pública. As declarações foram dadas durante vistoria à Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC), quando o liberal afirma ter encontrado vários ônibus abandonados e sucateados; uma bomba de combustível clandestina; e um lava jato irregular.

“A gente está no fundo do poço. Isso aqui é um retrato, infelizmente, da ineficiência e da irresponsabilidade da gestão passada”, dispara Cláudio.
Por outro lado, o prefeito também mostra que houve falha na fiscalizalçao, não somente pela própria Setrat, como por parte da Câmara de Vereadores no passado.
Conforme o liberal, a prefeitura da terceira maior cidade do Estado comprou mais de 50 ônibus em 2021, entretanto somente cerca de 25 ônibus estão rodando. “Tudo sucateado. Isso é evidência que isso aqui não funciona e estava sendo escondido de vocês”, lamenta.

O prefeito, que assumiu à gestão no último dia 1º, reforça que os veículos foram adquiridos por meio de financiamento, por isso, herdou uma dívida de R$ 4 milhões, que praticamente tem inviabilizado a autarquia de transporte público municipal.
“Menos da metade da frota que rodava quando era uma concessão está custando no mínimo duas vezes mais caro do que era antes”, destaca.
Após período de transição com a empresa Cidade de Pedra, a prefeitura passou a operar o transporte público da cidade, de forma integral, em fevereiro do ano passado sob o comando da AMTC.

Outros problemas
Ainda conforme o prefeito, na garagem da autarquia, foi localizado um tanque de combustível clandestino – que abastece os veículos, mas não tem licença.
O liberal reclamou ainda das condições de um lava-jato existente dentro da autarquia. “Se você que tem um negócio, monta um lavador a céu aberto, como esse aqui, você é multado e até interditado. O próprio Poder Público da gestão estava cometendo vários crimes e ninguém tomou providências. Mas, nós não vamos tapar o sol com a peneira”, garante.
O prefeito, após a vistoria, garantiu que irá tomar todas as providências cabíveis para solucionar os problemas encontrados.





