O União Esporte Clube, na categoria Sub-20, e o Vila Aurora entram em campo neste sábado (12), a partir das 17 horas, no estádio Engenheiro Luthero Lopes, com a missão de reacender a rivalidade entre os dois clubes. O jogo vale pelo estadual da categoria.
Trata-se de um dos primeiros clássicos da chamada geração Z — composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e meados da década de 2010, geralmente entre 1995 e 2010. Essa geração é marcada por ser a primeira de nativos digitais, tendo crescido em um mundo dominado pela tecnologia, com fácil acesso à informação e conectividade constante.
Como a maioria dos jogadores em campo nasceu após 2005, o duelo assume essa característica geracional.
Apesar de a partida valer três pontos e fazer parte de uma competição de base, as diretorias das duas equipes estão promovendo o confronto como o ressurgimento do clássico Uni-Grão, que por anos foi o maior de Mato Grosso — especialmente entre 2003 e 2012, período em que os confrontos entre os clubes chegaram a levar mais de 10 mil torcedores, em média, ao estádio Luthero Lopes.
Para o jogo deste sábado, o União aparece como favorito. O motivo é que o Colorado está com o time treinando há mais tempo, enquanto o Vila Aurora tem como base o elenco Sub-17. Ainda assim, as duas equipes prometem proporcionar um grande espetáculo.
O vencedor da competição garante vaga na Copa São Paulo de Juniores, a maior competição do Brasil, voltada às categorias de base.





