Estado registra 669 casos de dengue em janeiro

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Estado registra 669 casos de dengue em janeiro

Em comparação com o primeiro mês do ano de 2014, quando foram notificados 1.331 casos de dengue, Mato Grosso conseguiu reduzir o índice em 49,7%, já que no mesmo período deste ano foram registrados apenas 669 casos. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município de Sinop registrou os maiores números com 200 notificações e está em alerta.

Os municípios de Juara e Torixoréu também estão em alerta devido ao aumento no número de notificações. Juara registrou 83 casos e Torixoréu 33 casos contra 3 casos e 7 casos, respectivamente, notificados em 2014. A capital do estado Cuiabá notificou 32 casos neste inicio do ano.

Não há registro de óbitos por dengue no estado, porém dois casos notificados em 2014 ainda estão sob investigação.

Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue e do chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde intensifica na qualificação das ações de combate aos mosquitos transmissores, na vigilância epidemiológica, na organização da rede de atenção e no aprimoramento dos planos de contingência, para resposta oportuna ao aumento de casos.

Dia D+1

Neste sábado (07.02) acontece em todo o país o Dia D+1 de combate à dengue e à febre chikungunya. Serão desenvolvidas nos municípios mato-grossenses atividades com o objetivo de sensibilizar a população aos cuidados para evitar focos dos mosquitos transmissores das doenças.

Em Cuiabá, a mobilização será realizada na Praça do CAIC, no bairro Pedra 90, a partir das 8 horas, com a distribuição de panfletos orientando a população sobre como evitar a proliferação dos mosquitos Aedes, além de alertas sobre a gravidade das enfermidades.

O número de casos notificados de dengue, em 2014, foi de 11.610 representando uma redução de 74,84%. Ainda não há registro de casos da febre chikungunya no estado. Apesar dos dados positivos, os municípios devem manter o alerta orientando a população a reforçar as medidas de prevenção, principalmente a limpeza dos quintais, lotes e acondicionamento do lixo de forma adequada.

+ Acessados

Veja Também