Estado inaugura escola e distribui uniformes a estudantes do Distrito da Guia

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, inauguraram nesta quinta-feira (16.03) a Escola Estadual Filogônio Correa, no Distrito Nossa Senhora da Guia (25 km de Cuiabá). Além da inauguração, a Seductambém iniciou a distribuição de uniformes para mais de 800 alunos da unidade.

Conforme o governador Pedro Taques, a comunidade esperava pela construção de uma nova unidade há mais de 10 anos. O antigo prédio havia sido construído nos anos 1940. “Esta escola carrega o nome de Filogônio Correa, que foi um jornalista, escritor, historiador e político que em 1927 foi chamado pelo então governador Mário Correa para reformar a Educação de Mato Grosso, por isso é ainda maior a satisfação de inaugurar esta escola em homenagem a este grande mato-grossense”, afirmou.

O governador também ressaltou a importância dos professores no processo de transformação da educação estadual. “Podemos construir escolas bonitas como estas, mas sem professor não vamos mudar a educação de Mato Grosso. Esta transformação só vai acontecer através dos professores, precisamos muito da ajuda de vocês”, disse Pedro Taques.

De acordo com o secretário Marco Marrafon, a obra faz parte do programa Pró-Escolas, o maior programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso. A EE Filogônio Corrêa é a quarta escola inaugurada pela Seduc somente em 2017.

“O grande objetivo do Governo é fazer política pública de qualidade para quem mais precisa – e para avançar rumo a uma educação fortalecida, que permita um futuro para todos os mato-grossenses. Somente este ano, realizaremos mais de 100 obras, entre reformas e construções. Além disso, estamos avançando no fortalecimento da inovação e do ensino”, disse Marrafon.

A nova escola contempla os ensinos Fundamental e Médio, e atende alunos tanto do Distrito da Guia, quanto do Distrito de Aguaçú – abrangendo 14 comunidades rurais, no total.

Pró-Escolas

O Pró-Escolas tem como principal objetivo transformar a educação estadual por meio dos eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer. Estão previstas para este ano a inauguração de 15 escolas estaduais padrão e outras 15 em 2018, além de 15 Centros Integrado Escola-Comunidade (CIEC), que serão licitados neste ano e inaugurados em 2018.

Outras 30 obras também estão sendo retomadas pela Secretaria e 49 obras de reforma e reconstrução de escolas deverão ser entregues até o final de 2018. Neste período, mais de 200 pinturas estão garantidas para escolas estaduais de todo o Estado.

A Escola Estadual Filogônio Correa foi construída no modelo Padrão-Seduc com tem 12 salas de aula, diretoria, secretaria, sala dos professores, laboratório de informática, biblioteca, quatro banheiros e dois vestiários femininos e masculinos, praça de recreação e urbanização, cozinha e refeitório, instalações de segurança e prevenção de combate a incêndio e pânico, além de instalações hidrossanitárias e elétricas.

O prédio possui, ainda, quadra poliesportiva coberta, com arquibancada. O valor total da obra é de R$ 4,5 milhões.