Esporte e dança levam saúde e convívio saudável entre todas as idades

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Assessoria

Esporte e dança levam saúde e convívio saudável entre todas as idades

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem desenvolvido diversos projetos com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento educacional, social e de saúde através da prática esportiva. 

Um dos projetos é o Esporte para Todos que já atende um grupo de mais de 1.200 crianças e jovens em 15 praças da cidade. As atividades acontecem preferencialmente no contraturno das aulas, nas praças do Conjunto São José, Serra Dourada, Jardim Eldorado, Parque das Mangueiras, Vila Operária, Miniestádio Mané Garrincha, Miniestádio Pinheirão, Residencial Altamirando, Vila Mamed, Parque Universitário, Tancredo Neves, Nossa Senhora do Amparo, Vila Valéria, Ana Carla, Monte Líbano e Rosa Bororo. O projeto oferece diversas modalidades esportivas, como Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Basquetebol, Vôlei de Praia e Futebol Americano. 

Para participar, as crianças e adolescentes interessadas devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h ou das 15h às 17h, em algum dos polos, acompanhados por pais ou responsáveis, para realizar a inscrição com o profissional responsável. O projeto é gratuito e para participar basta levar RG e CPF do estudante.

“Os projetos sociais minimizam os aspectos que prejudicam uma boa parte da população, principalmente quem está em vulnerabilidade social. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos do bem, melhorando o convívio social, educação e saúde. Com essas atividades resgatamos o direito da cidadania”, destacou a secretária municipal de Esportes e Lazer, Susan Meire Morette Binha. Outro fator importante é que os projetos funcionam como ferramenta de proteção em relação ao uso de drogas e abusos sexuais.

O Dança em Ação atende todas as pessoas acima de 16 anos e proporciona, por meio da dança, benefícios como interação social, diversão, melhoria do reflexo e percepção, aumento da autoestima, fortalecimento muscular e redução do estresse. Além disso, auxilia no equilíbrio, coordenação motora fina, reduzindo o risco de desenvolver doenças e melhorando a qualidade do sono. As aulas acontecem nas tardes de segunda a sexta-feira, na escola Dulcinéia Cascão, centros comunitários dos bairros Cidade de Deus e Jardim Atlântico, nas Praças da Vila Valéria, Vila Mamed, Vila Operária, Parque Universitário, Rosa Bororo e na Quadra do bairro Celina Bezerra.

Já o Vida Saudável é voltado para idosos inscritos no CadÚnico ou atendidos nos PSFs da cidade. Desenvolvido desde julho, o projeto atende um grupo de quase mil idosos de diversos bairros da cidade. As atividades oferecidas incluem ginástica, alongamento e dança, visando diminuir os efeitos do envelhecimento, como a perda natural da flexibilidade, prevenir lesões, melhorar a circulação e a disposição para as atividades diárias. 

As práticas são realizadas de segunda a sexta-feira no CRASs dos seguintes bairros: Rio Vermelho Vivo, Sagrada Família, Luz D´Yara, Ana Carla, Conjunto São José, Alfredo de Castro, Jardim Iguaçu, como também dos PSFs São Francisco, Dom Osório, Vila Cardoso, Vila Ypê e NEAT (UFR), mesmos locais onde são feitas as inscrições.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp