Espaço Cidadania retorna as atividades com grande movimento

Picture of Redação PH

Redação PH

espaço cidadania retorna as atividades com grande movimento

Espaço Cidadania retorna as atividades com grande movimento

Compartilhe:

O atendimento do Espaço cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso recomeçou nesta segunda feira (15) e já registra um aumento na procura para emissão do documento de identificação Registro Geral, o RG. “A maior demanda neste período é para emissão da primeira via para crianças devido às exigências escolares e viagens, mas muitas pessoas também aproveitam o tempo mais livre durante as férias para por a documentação em dia”, explica a coordenadora da unidade, Rosinéia de Jesus.
É o caso da professora Terezinha Tapajos Sempio que procurou o espaçoacompanhada da nora para fazer a segunda via do RG de identificação. “Faz tempo que estava precisando atualizar o documento, mas não estava dando tempo. Agora estou de férias e vim resolver este problema”, conta.
O serviço, que é oferecido por meio de um convênio firmado com a Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), está sendo ofertadoem horário reduzido nos meses de janeiro e fevereiro, das 7 às 14 horas. Neste período são realizados 120 atendimentos mediante apresentação de senhas que são distribuídas somente na parte da manhã. Já a retirada de documentos prontos pode ser feita até às 17 horas.
A coordenadora destaca ainda que idosod, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção ou acompanhadas com crianças de colo tem preferência no atendimento e recebem senhas diferenciadas para atendimento prioritário. “Com isso realizamos mais de 200 atendimentos por dia”, explica.
Para quem vai fazer a 1ª via do RG a emissão é gratuita, já para a 2ª via do documento é cobrado o valor de R$ 68,15, mas se o cidadão comprovar que ganha até três salários mínimos de rendimento familiar pode receber a isenção dessa taxa. Para isso é necessário trazer carteira de trabalho. A solicitação é feita pela Defensoria Publica que também tem posto de atendimento no espaço para facilitar o processo.
Para a aposentada Yolanda Leonor Marinho, que busca emitir a segunda via do documento de identificação a isenção veio em boa hora. “Perdi o meu RG e precisava urgente refazer, mas estava juntando dinheiro, não sabia que tinha direito afazer de graça. Aqui já resolvi tudo e agora é só esperar ficar pronto”, comemora.
Outra informação importante é que o modelo confeccionado atualmente permite incluir o tipo sanguíneo e o número do Programa de Integração Social (PIS). Para isto basta trazer o exame laboratorial de sangue e o documento de PIS. Oprazo para entrega do documento é de 30 a 40 dias.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também