Escolas de Mato Grosso já podem declarar rendimento e movimentação dos estudantes no Sistema Educacenso 2025

Picture of Seduc-MT

Seduc-MT

Escolas de Mato Grosso já podem declarar rendimento e movimentação dos estudantes no Sistema Educacenso 2025

Dados são essenciais para o cálculo de indicadores como o Ideb e para a formulação de políticas públicas

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) informa que foi aberto, nesta quinta-feira (19.2), o Sistema Educacenso para o preenchimento da segunda etapa do Censo Escolar 2025 – Situação do Aluno, conforme cronograma atualizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inicialmente prevista para o dia 2 de fevereiro, a abertura da coleta foi reorganizada com o objetivo de facilitar o preenchimento das informações pelas unidades escolares, tornando o processo mais simples e eficiente no novo sistema.

De acordo com o Rodrigo Jacob, coordenador Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, da Seduc, nesta etapa, as escolas devem declarar as informações de rendimento e movimento escolar dos estudantes informados na primeira fase do Censo Escolar, incluindo dados como aprovação, reprovação, transferência, abandono, entre outros, conforme as regras estabelecidas no Sistema Educacenso e no Caderno de Conceitos e Orientações da Situação do Aluno que pode ser encontrado no site do INEP.

O ajuste no calendário não altera o prazo final da 2ª etapa, tampouco o período de validação dos dados e a divulgação dos resultados, garantindo o cumprimento dos prazos institucionais.

Em Mato Grosso, cerca de 2.706 escolas realizaram o fechamento da declaração da Matrícula Inicial e, portanto, poderão estar aptas a declarar a Situação do Aluno, desde que possuam ao menos uma matrícula em turma curricular.

No caso das escolas da rede estadual, o início do preenchimento também está condicionado ao processo de migração dos dados do sistema informatizado próprio da Seduc para o Sistema Educacenso. 

O acesso ao sistema será liberado somente após a conclusão dessa migração, a fim de evitar sobreposição de informações. As unidades escolares devem confirmar os prazos junto à respectiva Diretoria Regional de Educação.

Acesso ao sistema e orientações

Caso a escola, independentemente de ser da rede estadual, municipal ou privada, esteja sem perfil de acesso ao Sistema Educacenso, é necessário entrar em contato com a Diretoria Regional de Educação ou com a Secretaria Municipal de Educação, conforme o vínculo da unidade, para solicitação de usuário e senha.

Rodrigo reforça a importância do correto preenchimento desta etapa, uma vez que os dados declarados subsidiam o cálculo de indicadores educacionais. “Incluem taxas de rendimento escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, além de fundamentarem políticas públicas educacionais em âmbito estadual e nacional”.

Para apoiar as escolas, o Inep disponibiliza materiais orientativos, como o Caderno de Conceitos e Orientações da 2ª Etapa do Censo Escolar 2025 – Situação do Aluno, com detalhamento das regras, conceitos e procedimentos de preenchimento.

Cronograma da 2ª etapa do Censo Escolar 2025
Coleta: 19 de fevereiro a 30 de março
Disponibilização de relatórios preliminares: 31 de março
Retificação: 31 de março a 14 de abril

Deixe um comentário

Veja Também