Escola Tiradentes terá modelo replicado no interior de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

| s.j. povo | vereador tenta destravar obras da rodovia do leite

Escola Tiradentes terá modelo replicado no interior de Mato Grosso

A Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes recebeu uma comitiva de autoridades na tarde desta segunda-feira (13)para apresentar a estrutura e metodologia aplicada pela unidade de ensino. Tiradentes recebeu a melhor nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) entre todas as escolas públicas da Baixada Cuiabana e o modelo deverá ser expandido para outros municípios. O deputado estadual Sebastião Rezende (PSC), acompanhado dos secretários de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e de Segurança, Rogers Jarbas, verificouin lococomo funciona a estrutura.
A intenção do governo é aumentar em pelo menos dez unidades escolares nos moldes da "Tiradentes" e o deputado Sebastião Rezende pleiteia a implantação de uma delas em Rondonópolis. “O município tem uma população de 220 mil habitantes e a Escola Tiradentes é um exemplo de sucesso que precisa ser levado para lá. Hoje viemos conhecer o funcionamento e agora vamos trabalhar para viabilizar essa expansão”, afirmou o deputado.
Tiradentes, que oferece aulas do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, possui mil alunos matriculados e no último processo seletivo 800 jovens concorreram a 200 vagas. A demanda por vaga é dos indicadores da qualidade da instituição. A diretora da escola, major Evandra Caroline, explica que os valores da Polícia Militar, aliados ao corpo docente da Secretaria de Educação, levam os alunos a ter disciplina e ensino de qualidade.
“O resultado no Enem mostra que estamos no caminho certo. Aqui todos os alunos são voluntários e por isso se comprometem a aceitar nosso método e podem usufruir dos benefícios e dedicar aos estudos”, afirmou a diretora.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que investir em educação é combater a violência. “Nosso objetivo é evitar que os jovens se tornem criminosos. Não queremos prender pessoas, queremos formar cidadãos”. Segundo o secretário, o modelo da Tiradentes é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que concede a estrutura pedagógica, e a Polícia Militar, que assume a gestão da escola.
Marco Marrafon, da Seduc, afirmou que as melhorias na área da educação só acontecerão por meio da união de todos os agentes que a compõem, como pais, professores, governo e representantes de outras instituições, como a Polícia Militar.
“Temos muitos desafios a serem superados, mas com a participação de todos vamos conseguir. Alguns projetos estão em implantação e aos poucos vamos melhorar a qualidade da educação”. Além do modelo militar, o secretário disse que há outras propostas de escolas vocacionadas, como as com ênfase em esportes, outras em arte e filosofia.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz, parabenizou a iniciativa do governo e do deputado Sebastião Rezende, de querer expandir o modelo da escola para outras cidades de Mato Grosso. “Estamos em tratativas para garantir a parceria da Seduc com a PM em outras cidades, aliando educação à disciplina e hierarquia”.
Após muitas reuniões com o governo e a visita à escola, Sebastião Resende explicou que agora iniciam-se os trabalhos para viabilizar uma estrutura para abrigar a escola em Rondonópolis. “Vamos buscar um lugar que ofereça as condições necessárias em Rondonópolis e depois vamos expandir a outros municípios”.
De acordo com a Secretaria de Segurança, é preciso um prédio com 16 salas de aula, uma quadra esportiva e refeitório. Para esta estrutura, são necessários sete policiais militares, fora diretoria e professores.
Também participaram da visita os prefeitos de Juara, Luciane Bezerra, e de Nova Mutum, Adriano Pivetta, com o intuito de viabilizar a implantação da escola em seus municípios.

+ Acessados

Veja Também