A Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, localizada no município de Jauru (a 425 quilômetros a oeste de Cuiabá) finalizou o primeiro semestre letivo de 2019 cumprindo as ações planejadas e propostas em seu Projeto Político Pedagógico (PPP). A escola possui três grandes projetos que envolvem todas as áreas de conhecimento.
Um deles, o Projeto de Educação Ambiental “ECO-DJEC”, tem como foco disseminar conhecimentos sobre o meio ambiente, envolvendo os alunos e toda a comunidade escolar.
“A finalidade do projeto é despertar e sensibilizar no que se refere à conservação e utilização sustentável dos recursos naturais, para assim chegar à melhoria na qualidade de vida de todos”, explica a diretora da escola, Josiane do Pilar Santos de Souza.
Neste ano, o projeto teve como temas, o lixo que pode ser transformado em compostagem, e o desperdício de água, a partir da análise das contas mensais das casas dos alunos. Como é um trabalho interdisciplinar, envolveu toda a escola, alunos de todas as turmas e os professores de todas as áreas de conhecimento.
A coordenadora pedagógica Tatiane Maria da Silva Dias destaca que o projeto começou na semana pedagógica com uma palestra sobre o meio ambiente. Na abordagem, a importância da separação do lixo úmido com o do seco. A partir daí, professores de todas as áreas de conhecimento começaram a trabalhar no projeto.
Durante o primeiro semestre, várias ações foram desenvolvidas para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a questão ambiental.
“Uma das ações foi a questão da compostagem. Os restos de comida aqui da escola, como cascas dos alimentos, são recolhidos duas vezes por semana e feita a compostagem. O adubo está sendo utilizado no jardim da escola”, ressalta.
Na área de matemática, o foco do projeto foram as contas de água. Na ponta do lápis, os alunos descobriram que poderiam economizar no consumo que iria refletir em uma conta menor. Ao mesmo tempo, numa parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Jauru os alunos do período diurno saíram nas ruas da cidade, fazendo um trabalho de campo, de porta em porta, para falar sobre a importância da coleta seletiva e a quantidade de lixo que é produzido.
A diretora explica que, na etapa seguinte, os estudantes fizeram teatro com a temática sobre a água. Foram realizadas também oficinas com os alunos do 6º ano sobre a reciclagem. Na sequência, os alunos participaram de um concurso de redação. Os seis melhores classificados – três do ensino fundamental e três do ensino médio – ganharam um tablet, cada.
Outros projetos
Para socializar e trazer a comunidade escolar para participar dos trabalhos escolares e envolver também os alunos das salas anexas na sede, a escola realizou o “Desfile de Garota e Garoto DJEC”. O evento lotou as dependências da unidade escolar.
Outro projeto realizado pela escola são os jogos escolares, treinamento e interclasse, que promoveram o incremento do esporte na escola, por meio de ações educativas.
A EE João Evaristo Curvo tem 780 alunos matriculados, atendendo os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). Além da sede, tem mais quatro salas anexas.





