Escola de MT com menor nota no Enem está entre as 50 piores do país

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Escola de MT com menor nota no Enem está entre as 50 piores do país

A Escola Estadual Frei Emiliano Monteiro, na zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, ficou entre as 50 escolas que tiveram as notas mais baixas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas por escola da edição do ano passado do exame foram divulgadas nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estado possui 298 escolas, sendo 201 públicas e 97 privadas.

Com a menor média do estado, a instituição alcançou a posição 15.591 no ranking das escolas brasileiras, ficando à frente apenas de 49 escolas com as médias mais baixas do país. A nota média da escola em provas objetivas foi de 433,40. A menor média foi registrada na redação (288,33), seguida por matemática (390,03) e linguagens (407,28).

De acordo com o secretário estadual de Educação, Permínio Pinto, um dos motivos que levou à posição mais baixa do Estado foi a participação dos alunos da escola pela primeira vez no Enem em 2014. “Para a educação no campo precisamos definir uma política, tratar de forma diferenciada. Temos uma deficiência nos profissionais de forma específica e isso reflete nos resultados”, diz.

O secretário informou que o governo do estado priorizou escolas dos municípios de Jangada, Acorizal e do Distrito de Nossa Senhora da Guia, que tiveram resultados baixos no Enem de 2013. Com relação à escola Frei Emiliano Monteiro, ele afirma que será vista com mais atenção pelo governo. “Precisamos tratar essas unidades que estão em condições piores com a devida atenção, isso já estamos fazendo. Vamos tratar essas desigualdades com mais investimento e mais atenção”, afirma.

Ranking

A melhor nota foi obtida pelo Colégio Maxi, que alcançou média de 622,24. Com essa nota, ficou em 522º lugar no ranking nacional. Das 20 melhores escolas do estado, 18 são privadas, sendo que oito delas são de Cuiabá.

Nenhuma escola pública de Mato Grosso consta na lista das mil escolas do país com melhores notas no Enem.

Entre as dez escolas públicas de Mato Grosso que tiveram as maiores notas, estão nove campi de Institutos Federais de Mato Grosso (IFMT). O campus Bela Vista ficou em primeiro lugar, com a nota de 591,67 nas provas objetivas e 700,63 em redação. No ranking estadual, a escola ocupa a 14ª posição e no nacional, a 1.428ª posição.

+ Acessados

Veja Também