Escola aposta em palestras para debater questões socioemocionais com seus alunos

Seduc-MT

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Escola aposta em palestras para debater questões socioemocionais com seus alunos

As questões socioemocionais foram debatidas entre os alunos da Escola Estadual Estevão Alves Corrêa, no bairro Tijucal, em Cuiabá, na sexta-feira (20.05). Estudantes do 10º período do curso de Enfermagem da Unic promoveram, na unidade escolar, um ciclo de palestras com o tema “Saúde Mental – Ansiedade e Depressão”.

A equipe gestora da escola salienta que, no atual período de retorno das aulas presenciais após o longo período de isolamento social causado pela pandemia do Covid 19, é possível que ocorra episódios de ansiedade e crises de pânico entre alunos durante as aulas.

“Diante deste cenário, a temática torna-se relevante para a saúde e o bem-estar de nossos alunos. A cada novo questionamento dos alunos, durante as palestras, os demais eram estimulados a também perguntar e buscar respostas para as questões socioemocionais. Esta é uma mostra do grau de comprometimento com o tema”, assinala o coordenador pedagógico Cristiano Rocha.

O desenvolvimento de competências socioemocionais tem sido destaque, atualmente, nas agendas internacionais para a Educação. Um estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), sobre a pandemia, demonstra que mais de 13% dos adolescentes, entre 10 e 19 anos, foram diagnosticados com algum transtorno mental nos últimos dois anos.

Diante deste cenário, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promove, desde o ano passado, palestras e distribuição de material informativo sobre os cuidados com a saúde mental dos estudantes e dos profissionais da educação, principalmente a partir dos reflexos e traumas causados pela Covid-19.

Foi iniciado, então, um trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais com os alunos das séries iniciais e, agora, a proposta é ampliada, atendendo também aos alunos do 6° ano ao Ensino Médio.

Dentro desta metodologia de prevenção ao adoecimento mental, materiais orientativos e lúdicos já estão à disposição nas escolas e, na sequência, professores serão capacitados para lidar com as dificuldades emocionais dos estudantes.

Esta ação presencial nas escolas, por parte da Seduc, é desenvolvida pelo Núcleo de Mediação, que faz parte da Secretaria Adjunta de Gestão Regional (SAGR). Já os materiais orientativos impressos, ou em formato digital, são produzidos pela equipe do Programa Educação para Redução do Absenteísmo (ERA), da Coordenadoria de Saúde e Segurança (COSS), ligada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP).

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