Equipe realiza procedimento inédito de retirada de câncer na Santa Casa de Rondonópolis

Primeira Hora

Primeira Hora

Equipe realiza procedimento inédito de retirada de câncer na Santa Casa de Rondonópolis

Uma equipe formada por cirurgiões e um cirurgião oncológico realizou uma cirurgia de retirada de câncer no peritônio, procedimento inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A cirurgia citorredutora e a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica foram promovidas no Hospital Santa Casa de Rondonópolis.

O pseudomixoma peritoneal é um tipo de câncer muito raro que costuma começar no apêndice, intestino ou nos ovários. Esse é um tumor raro, com uma taxa de 1 caso para cada 1 milhão de habitantes a cada ano.

A cirurgia de citorredução é a retirada de todo o peritônio, que é a membrana serosa que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos. Na mesma cirurgia são retirados ainda tumores visíveis e aplicada a quimioterapia intra-abdominal em altas temperaturas.

“É uma cirurgia desafiadora e de alta complexidade, levando em média de 8 a 12 horas de procedimento. O objetivo é a cura ou aumentar a sobrevida do paciente. Essa cirurgia, atualmente, só é realizada em grandes centros, então é um grande avanço para nosso estado”, aponta Lucas Bertolin, cirurgião oncológico.

Participaram da cirurgia, além de Lucas Bertolin, os cirurgiões Eduardo Marques, Marcos Albeny e Rodolfo Borges.

+ Acessados

Veja Também