Entendendo a mecânica do seu carro: o que são torque, potência e cilindrada?

Entendendo a mecânica do seu carro: o que são torque, potência e cilindrada?

Quando se está pesquisando a compra de um novo carro ou moto, alguns termos para caracterizá-los podem confundir aqueles que não entendem muito de mecânica. Em vários casos, fala-se de potência, cilindrada e torque para descrever as características e as qualidades de um veículo.

Entretanto, se você tem interesse em comprar um Jeep Compass ou uma motocicleta, é interessante entender o que, de fato, significam esses termos. Entenda melhor no texto abaixo.

Torque

Trata-se da força gerada pela combustão do motor do veículo, estando presente no propulsor durante determinado período (chamada faixa de torque). Em outras palavras, o torque é a força de tração do carro e pode ser percebida tanto ao acelerar o carro, com o passageiro grudando no banco, quanto na moto, com o corpo indo para trás.

Geralmente, o torque é expresso em kgf.m (quilograma força por metro), que aponta qual é a capacidade de o motor gerar energia, ou realizar esforço, para mover o veículo. Essa força também é importante na determinação da capacidade de o carro ou a moto retomar a aceleração e a velocidade.

Inclusive, essa característica é muito importante para os condutores de moto defensivos. Isso porque ter um modelo que apresente uma boa retomada de velocidade permite realizar ultrapassagens de forma mais segura, algo ainda mais importante para motos com poucas cilindradas e pequeno porte.

Potência

Por outro lado, a potência é a energia gerada pela combustão do motor, sendo que ela tem um pico indicando o trabalho máximo que o motor pode exercer em um determinado período. De uma forma geral, a potência define qual é a capacidade do motor em transformar combustível em velocidade para o automóvel.

No caso, a potência é medida por Horse Power (HP) ou cavalos vapor (cv) e é utilizada para apontar a velocidade final que um veículo pode atingir. Como a potência máxima ocorre em uma rotação determinada, a recomendação é que o motorista force o veículo além dela, uma vez que isso fará com que o motor se desgaste mais e, consequentemente, aumente o consumo de combustível.

Dessa forma, é interessante que o proprietário do veículo sempre verifique o manual do mesmo para consultar quais são a faixa de torque e a potência do seu carro. Com isso, ele terá mais segurança e garantia de que poderá circular com o seu automóvel sem danificá-lo e gastar mais combustível do que o necessário.

Cilindrada

Por fim, o último conceito é a cilindrada, medida utilizada para classificar as motos. A cilindrada é referente ao volume máximo (cm³) de mistura entre combustível e ar que podem caber dentro de um componente do motor, o cilindro, levando em conta todos os cilindros. Assim, as dimensões internas do motor serão fundamentais para determinar a cilindrada.

Atualmente, boa parte dos veículos funciona utilizando motores de combustão interna. A reação química que acontece nele gera uma energia que, por sua vez, é convertida em energia mecânica. Essa energia liberada será utilizada pelo motor por meio dos cilindros, com queima de combustível movimentando os cilindros.

Da mesma forma, esse conceito também se aplica aos carros. Neles, fala-se em motor 1.0, 1.6 ou 2.0 litros, sendo que isso se refere à cilindrada total que o motor possui. Nesse sentido, quanto maior for o curso (ou diâmetro) do cilindro do motor, maior será a cilindrada do veículo.

No caso dos motociclistas, é importante destacar que, ao escolher uma nova moto, não basta apenas consultar o número de cilindradas dela. Afinal, um número maior delas não é sinônimo de mais velocidade ou de melhor aceleração, visto que outros aspectos, como carenagem e peso da moto, também devem influenciar a decisão.

+ Acessados

Veja Também