Especialmente nos dias de calor, é muito comum ver insetos voando ao redor de lâmpadas acesas. No entanto, ao contrário do que se pensava, a luz artificial não atrai esses voadores, mas, sim, interfere nos sistemas de controle usados por eles para se orientarem quando voam.
A conclusão é de uma pesquisa da Imperial College London publicada no site bioRxiv, uma plataforma para cientistas divulgarem seus estudos antes da revisão por pares (fase em que outros pesquisadores avaliam o conteúdo para validá-lo para publicação em periódicos científicos).
💡 O que diz o estudo?
Os insetos não voam diretamente para a luz artificial porque são atraídos por ela. Na verdade, o que uma lâmpada acesa faz é “bagunçar” o sistema de voo deles, o que faz que fiquem girando ao seu redor de forma errática. Segundo os pesquisadores, essa é a razão mais “plausível” para explicar por que eles se juntam em volta das luzes artificiais.
🦟 Como os insetos voadores se orientam?
- Os insetos voadores precisam de um jeito confiável para se orientarem em relação ao mundo exterior, especialmente quanto à direção da gravidade. E um dos principais fatores que os ajudam nisso é a luminosidade – inclusive à noite.
- Ao longo da história evolucionária do voo dos insetos, a parte mais brilhante do campo visual deles é o céu, que funciona como um grande indicador da direção para cima.
🚀 Como os insetos controlam o seu voo?
- A maior parte dos insetos voadores contam com um comportamento dorsal de resposta à luz. Isto é, eles mantêm a parte de cima do seu corpo (as “costas”) voltada para o lado de onde vem o brilho.
- Sob a luz natural, o hemisfério mais brilhante serve de referência e os ajuda a controlar o voo.
- Diante de uma luz artificial, porém, os pesquisadores perceberam que, da mesma forma como fazem em relação ao céu, os insetos inclinam o dorso em direção à fonte de luz (uma lâmpada, por exemplo), mas acabam ficando “presos” girando sem parar de forma errática.
🔬 O que se achava até então?
Desde que o mundo é mundo, os homens observam insetos voando freneticamente em volta de fogueiras e lâmpadas e tentam encontrar explicações.https://35d8c24cc8d40c43965f76c381592f95.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
Uma das teorias diz que eles confundem as lâmpadas com o brilho da Lua, usado para a sua orientação. Outra afirma que fontes de calor serviriam de atração para esses animais. Há ainda a hipótese de que os olhos desses insetos seriam cegados pela luz artificial, fazendo com que voassem de modo errático.
🧪 Como foi feita a pesquisa?
O estudo usou uma técnica tridimensional para reconstruir em laboratório o voo de insetos em volta de luzes artificiais.
“Nós, finalmente, temos uma boa explicação sobre por que os insetos ficam ao redor de luzes artificiais e não é porque são atraídos por elas. O nosso modelo de orientação demonstrou que a inclinação dorsal deles é suficiente para criar voos erráticos próximos à luz e se mostra plausível para explicar por que eles ficam girando em torno dela”, diz trecho do estudo assinado pelos pesquisadores Samuel Fabian, Yash Sondhi, Pablo Allen, Jamie Theobald e Huai-Ti Lin.





