A prática regular de atividade física traz diversos benefícios para a saúde, como: melhora o bem-estar e o condicionamento físico, previne doenças, aumenta a imunidade, entre outros.
Apesar de todas essas vantagens, o sedentarismo ainda está presente entre os brasileiros. Afinal, praticar atividade física pode parecer um grande desafio na vida de muitas pessoas, mas é possível incluí-la na rotina, sempre respeitando os seus limites.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publicado no British Journal of Sports Medicine, observou as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A análise foi de que até 4% das mortes no mundo seriam evitadas se a população buscasse alternativas para mover o corpo.
Porém, muitas vezes, as pessoas relacionam a atividade física somente com a musculação, o que desanima quem não gosta desse tipo de exercício.
O lado positivo é que há várias possibilidades para sair do sedentarismo.
Um ótimo exemplo são os exercícios para fazer ao ar livre, que contribuem para a saúde física e mental. Quer conhecer mais detalhes sobre esse tipo de atividade?
Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Qual é a importância das atividades físicas ao ar livre?
A prática de exercício físico auxilia a saúde cardiovascular, melhora o condicionamento físico e promove bem-estar, já que ocorre a liberação da endorfina (hormônio que libera a sensação de prazer).
Ao fazer as atividades fora de casa, você terá mais contato com a natureza, renova as energias e respira ar puro. Além disso, por meio da luz solar, seu corpo absorve a vitamina D, responsável por regular a presença de cálcio e fósforo no organismo.
Há ainda outros benefícios. Confira a seguir:
- Ajuda a perda de peso;
- Diminui o risco de desenvolver doenças crônicas;
- Melhora a saúde da pele;
- Economiza dinheiro porque não há custos com a academia;
- Aumenta a motivação e disposição diária;
- Traz mais autoestima.
Como adquirir todos esses benefícios? Há uma série de atividades que podem ser feitas ao ar livre, como mencionaremos no tópico a seguir.
Quais são as principais atividades ao ar livre?
Antes de conhecer quais são as melhores opções de exercícios para realizar ao ar livre, é importante reforçar o cuidado com a segurança.
O mais indicado é procurar por um local seguro, como praças, parques, ciclovias e quadras para praticar as atividades físicas.
Além disso, use protetor solar FPS 30, especialmente entre 10h e 16h, período em que os raios solares estão mais intensos, conforme explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pronto!
Após essas orientações, confira algumas dicas de atividades para fazer fora de casa.
1- Caminhada ao ar livre
A caminhada ao ar livre sempre é uma ótima opção para movimentar o corpo.
Isso porque é um exercício fácil de iniciar, principalmente para quem não tem o hábito de praticar atividade física.
Uma caminhada de, pelo menos, 30 minutos por dia, já é suficiente para se livrar do sedentarismo e começar a notar os benefícios do contato com a natureza.
2- Corrida de rua
Para os atletas que têm um condicionamento melhor e buscam queimar mais calorias, a corrida de rua é uma excelente alternativa.
Outro ponto positivo é que ela pode ser feita em grupo. Por isso, se você precisa de um incentivo, chame os amigos e procure um local seguro para fazer essa atividade.
3- Crossfit na rua
O crossfit é uma combinação de exercícios funcionais e aeróbicos de alta intensidade. É uma das melhores opções para ganhar massa magra e garantir perda de gordura.
Ao contrário da corrida e da caminhada, o crossfit precisa ter o acompanhamento de um profissional.
Afinal, os exercícios exigem movimentos mais intensos e complexos, como agachamentos, abdominais, flexões, saltos, pular corda, entre outros.
Tais atividades necessitam de um cuidado redobrado com a postura e com a movimentação correta. Por isso, antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, lembre-se de procurar a ajuda de um personal trainer ou profissional de educação física para mais informações..
4- Yoga
O yoga recorre a movimentos e posições que trabalham a respiração e a flexibilidade. Além disso, também promove benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, principalmente quando as atividades são praticadas ao ar livre.
5- Treinamento funcional
Essa modalidade usa atividades comuns do cotidiano, como agachar, sentar, correr, pular, empurrar e carregar peso. Ela fortalece a força, resistência cardiorrespiratória, estabilidade e alongamento.
Sem dúvidas, é uma ótima alternativa para os atletas que não gostam dos tradicionais aparelhos da academia, visto que eles oferecem os mesmos benefícios.
6- Ciclismo
Por fim, mas não menos importante, temos o ciclismo, né? Seja um ciclista profissional, seja um ciclista amador, este esporte ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no sangue, previne doenças cardiovasculares, melhora a musculatura, regula a pressão arterial e auxilia a saúde mental.
E você, gostou das nossas dicas para praticar esportes ao ar livre? Se sim, antes de finalizar este artigo, temos uma dica de ouro.
Para evitar problemas de saúde, agende uma consulta com o seu médico. O profissional analisará o seu quadro de saúde para descobrir se há alguma intervenção para a prática do esporte.
Ao seguir esta última dica, você poderá evitar lesões e/ou quaisquer outros riscos que possam acontecer na prática escolhida. Bom treino!