“Energia é o passaporte para o futuro de Mato Grosso”, afirma engenheiro eletricista durante painel da GreenFarm

Picture of Sedec-MT

Sedec-MT

Assessoria/Sedec

“Energia é o passaporte para o futuro de Mato Grosso”, afirma engenheiro eletricista durante painel da GreenFarm

Discussão abordou os desafios e oportunidades do mercado livre de energia no desenvolvimento econômico

Compartilhe:

“Quem não trata energia como prioridade, trava o seu próprio desenvolvimento. Energia é o passaporte para o futuro de Mato Grosso”. A afirmação é do engenheiro eletricista e especialista em energia renovável, regulação e sustentabilidade, Diogo Vogel, que mediou o painel “Investimento em Mercado Livre de Energia – Ferramenta Estratégica para o Desenvolvimento do Agro e da Indústria de MT”, realizado nesta quinta-feira (18.9), durante a feira GreenFarm 2025.

O debate reuniu ainda a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício, Linacis Silva Vogel Lisboa, e o gerente de planejamento da Energisa-MT, Ítalo Martins, que destacaram a importância da energia como pilar para sustentar o crescimento econômico do Estado. 

Durante sua fala, Linacis ressaltou que Mato Grosso responde por mais de 30% da produção nacional de grãos e detém o maior rebanho bovino do Brasil. Além disso, nos últimos dez anos, Mato Grosso também registrou crescimento de 39% no setor industrial, tornando-se o Estado onde a indústria mais cresce proporcionalmente no país.

“Para que esses setores continuem se desenvolvendo, é preciso investimento em infraestrutura e isso o Governo do Estado tem trabalhado muito bem, inclusive no setor energético. O Estado recentemente fez uma reorganização da área de energia, contratou mais técnicos e especialistas e passou a trabalhar esse processo de desenvolvimento com foco energético”, disse a secretária.

O avanço do agronegócio, da pecuária e da indústria em Mato Grosso tem exigido cada vez mais da infraestrutura energética do Estado, que precisou se expandir em ritmo acelerado para dar conta do crescimento econômico. Esse cenário foi destacado pelo engenheiro eletricista Ítalo Martins.

“Todo o desenvolvimento de Mato Grosso é percebido também no mercado energético. Nos últimos 10 anos, a demanda energética do Estado cresceu três vezes mais do que a média do país. Para acompanhar esse crescimento, a Energisa quadruplicou o nível de investimento feito dentro de Mato Grosso para atender as novas ligações e os níveis de qualidade”, explicou.

GreenFarm 2025

A GreenFarm, que chega à sua segunda edição, é realizada pelo Instituto Produz, com produção do Grupo Farmers, e conta com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Senar. O evento reúne autoridades, empresários e representantes de 11 países, consolidando-se como uma das principais vitrines do agronegócio em Mato Grosso.

A Sedec está presente também com um estande na feira, onde servidores estarão presentes falando sobre políticas públicas e programas voltados ao desenvolvimento agropecuário, como o Desenvolve Floresta, a iniciativa ABC+ em Ação, pesquisas financiadas pelo Governo, além do programa MT Garante.

A GreenFarm é a primeira feira do agronegócio realizada no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, e vai até 20 de setembro, das 8h às 21h (nos dias 18 e 19) e das 8h às 17h (no dia 20). A entrada é gratuita e a programação completa está disponível no site greenfarmbrasil.com.br.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também