Encontro com o setor Thiago e Ibrahim defendem investimentos em Ciência e Tecnologia para retomar desenvolvimento

Neste sábado (26), o candidato a prefeito por Rondonópolis, Thiago Muniz (DEM), junto com o candidato a vice Ibrahim Zaher (PSB) e o deputado estadual Thiago Silva (MDB) se reuniram com representantes do setor de ciência, tecnologia e inovação para ouvir as demandas da área.

Durante o encontro os candidatos buscaram entender quais sãos os problemas enfrentados hoje pelo setor. Ouviram queixas sobre a falta de abertura junto ao poder público para desenvolver projetos no município. Projetos que podem ajudam principalmente as empresas na geração de emprego e renda.

O candidato Thiago Muniz considerou que o encontro com especialistas, que hoje são referência em Rondonópolis na área de inovação, serviu como um grande agregador de ideias para o plano de governo. E o objetivo será a retomada de ações que começaram a ser construídas na gestão Percival Muniz.

“Nós vamos dar prioridade à questão da ciência e tecnologia. Esse setor pode ser um grande motor para recolocar a cidade nos trilhos do desenvolvimento, fomentando a criação de emprego. O principal problema visto durante a reunião foi a ausência de respaldo da Prefeitura. A política de investimento em Ciência e Tecnologia parou depois da gestão do prefeito Percival Muniz, que abriu as portas ao dar prioridade a essa área. Infelizmente nessa gestão tivemos um retrocesso e agora precisamos retomar o bom caminho”, disse.

Para a coordenadora do Colaborama, que é um laboratório de gestão de tecnologia e empreendedorismo, Ângela Márcia de Souza, o convite para que o setor apresentasse as demandas foi importante e demonstra que Thiago e Ibrahim têm uma característica importante para um bom gestor: entender que Rondonópolis precisa ser pensada também para o futuro.

“Esse convite de ouvir as nossas carência é importante. É próprio de quem está pensando a cidade para daqui 10 a 20 anos. Precisamos olhar as tendências dos problemas que teremos num futuro próximo e nos antecipar, investindo na diversificação da nossa economia com base na inovação e no empreendedorismo. Se não fizermos isso teremos problemas graves”, alertou Ângela Souza.

Ainda de acordo com Ângela Souza, que esteve à frente das primeiras edições da Feira de Ciência Tecnologia e Inovação (Feciti), a gestão municipal tem que entender a necessidade de trabalhar unida com a academia, com o setor produtivo e com as organizações não governamentais, como é o caso do Colaborama.

O deputado Thiago Silva (MDB) também defendeu maior sintonia entre o Poder Público e os profissionais, pesquisadores e empresários da área. “Tenho feito na Assembleia Legislativa um trabalho forte no estímulo a Educação, Ciência e Tecnologia. São áreas fundamentais para acelerar a retomada da economia e garantir um desenvolvimento de fato sustentável. Com Thiago e Ibrahim na Prefeitura teremos um diálogo melhor e poderemos acelerar muita coisa”, avaliou.

Este foi o segundo encontro temático realizado por Thiago e Ibrahim, que estão buscando entender as demandas de diversos segmentos, e, com isso, buscar soluções eficientes para os problemas levantados. Também nesta semana eles conversaram com representantes da Cultura e receberam várias propostas que foram incorporadas ao plano de governo da coligação “Unir para Crescer”.