Empresários da Irlanda conhecem potencial econômico de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

governo libera r$ 12,5 bilhões para financiar safra agrícola de 2018 e 2019

Empresários da Irlanda conhecem potencial econômico de Mato Grosso

Nesta quarta (17.01), membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec),da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e da Desenvolve MT receberam uma comitiva da Irlanda para um encontro de negócios.

O grupo que representa a Irish Business Network está fazendo uma série de visitas técnicas pelo Estado buscando mais informações sobre alguns produtos como a soja e a parte de hortifrúti. O foco em questão é encontrar fornecedores/exportadores locais de barras de cereais e similares que incorporem ingredientes orgânicos e vitaminas, com zero nível de açúcar e frutas (especialmente as que não são muito conhecidos na Europa) bem como, também buscam produtores de sacos de juta para garrafas.

Dos quatro irlandeses, dois são grandes produtores e fornecedoresdebatataspara supermercados e possuem ligações com estabelecimentos naquele país. Outro, trabalha com a importaçãode commodities. Para reforçar uma de suas atividades, os empresários produzem vodcaeestudam a possibilidade de incorporar frutas tropicais brasileiras nabebida,que seriam embaladas dentro de sacos de juta.

A reunião começou com uma exibição de vídeos institucionais sobre as belezas naturais do Estado e os potenciais econômicos fazendo um breve resumo dos dados técnicos mais atuais.

As conversas foram conduzidas pelo secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon e pelo Diretor de Prospecção e Projetos da Desenvolve, Gebara Junior, que explicaram com mais detalhes o cenário de desenvolvimento mato-grossense, revelando números que comprovam o gigantismo do Estado que possui enorme diversidade econômica contemplando diferentes segmentos industriais e agrícolas.

“Os irlandeses ficaram impressionados com tudo o que ouviram e fizeram questão de ressaltar isso, entusiasmados em saber mais e mais informações. Acreditamos que por ser um país que possui uma dimensão territorial muito menor que a nossa, eles já estejam se preparando para futuro, de olho no crescimento do consumo, mas, assim como nós, também se preocupam com a questão da sustentabilidade e é aí onde podemos nos destacar”, explicou Possebon.

Na agenda do grupo irlandês também há previsão de visitas em Sinop, Rondonópolis, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

+ Acessados

Veja Também