Empreendedores buscam recursos para fomentar próprio negócio

Christiano Antonucci/GCom-MT

Empreendedores buscam recursos para fomentar próprio negócio

“Eu vivo o empreendedorismo em sua essência e estou dando exemplos diários para que os meus filhos tenham comportamento empreendedor desde agora”. Esta é a fala do pequeno empreendedor Albino dos Santos Filho, 75 anos, casado, naturalizado mineiro, com o coração mato-grossense desde 1994, quando se mudou com a família para a cidade de Alta Floresta.

 

Há 17 anos o empreendedor trabalha junto com a família vendendo castanhas do Brasil e produtos naturais através da empresa Castanhaf de Indústria e Comércio, que é propriedade de uma parte da família, localizada no município. Albino Santos está buscando junto à Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), um financiamento para investir na compra de maquinários que descasca e produz o óleo da própria castanha, além de pleitear com o setor de Prospecção e Projetos uma cooperativa para a exportação do produto.

 

“O meu propósito sempre foi oferecer o produto com qualidade e garantia para o meu cliente. A Agência de Fomento está me ajudando com o processo do financiamento e com o andamento da iniciativa da cooperativa. Além das orientações que venho recebendo, a parceria por meio desse investimento é fundamental”, salientou o pequeno empreendedor.

 

A história da Miriam Petrenko, 58 anos, do município de Terra Nova do Norte não é diferente. Ela, há oito anos, fomenta o município com a produção de doces, salames, queijos e geleias, além disso, ela está no processo de crédito para investir na ampliação do seu próprio negócio. “Recentemente decidi fazer este investimento, pois preciso aumentar o espaço que hoje se encontra pequeno para a produção da família”, disse a microempresária.

 

 

“Precisamos deixar claro que várias famílias são beneficiadas com o cultivo da agricultura familiar através da geração de renda e emprego. A expectativa é que os empreendedores possam ampliar habilidade e conhecimentos de maneira a aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e a geração de riqueza. A Desenvolve MT é uma instituição que favorece e dá oportunidade para aqueles que acreditam em realizar o seu grande sonho”, vibrou o presidente da instituição, José Adolpho Vieira.

 

Os empreendedores Albino dos Santos e Miriam Petrenko estiveram no estande da Desenvolve MT na 13º edição da Caravana da Transformação que segue até o próximo sábado (28), na Arena Pantanal. Mas a caravana continua até 10 de maio.

+ Acessados

Veja Também