Empenho e determinação são diferenciais para jovens iniciarem carreira profissional

Empenho e determinação são diferenciais para jovens iniciarem carreira profissional

Nos últimos anos, a crise econômica enfrentada pelo Brasil afetou diretamente um dos principais indicadores de desenvolvimento do país: o emprego. Passada a fase mais aguda da turbulência, no início deste ano o mercado de trabalho começou a esboçar reação e apresentar perspectivas positivas para os próximos meses. E no Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, os profissionais brasileiros almejam que a má fase seja superada o mais rápido possível, para que possam ter melhores oportunidades, seja nas empresas onde já atuam ou em novas contratações.

Para quem já está em uma empresa, a chance de iniciar e manter uma carreira de sucesso depende quase que exclusivamente do trabalhador. No Sicredi, além do empenho e da determinação dos colaboradores, eles são incentivados a se capacitar constantemente e têm acesso a um plano de carreira dentro da empresa, com a possibilidade de trilhar vários caminhos, sendo os recém-formados um dos focos da instituição na formação do seu quadro funcional.

A gerente de Gestão de Pessoas da Central o Sicredi Centro Norte, Renata Maia, afirma que existe um grande interesse da instituição financeira cooperativa na contratação de recém-formados. “Entendemos que esse jovem é uma tábula rasa, o que significa que nós podemos propor uma carreira e formação, desde que ele tenha um propósito de vida profissional que vá ao encontro das necessidades do Sicredi”. Ela acrescenta que os colaboradores contratados são empoderados logo quando chegam, com formação para desempenhar as atividades a eles atribuídas.

Para se ter uma ideia, do total de colaboradores existentes na região Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, de 2.925 pessoas, 28,5% são jovens de até 24 anos. “Nós temos 246 trilhas de formação online. Significa que você está sentado em um cargo que terá seis trilhas relacionadas à sua carreira”. Além da grande possibilidade de fazer uma carreira na instituição, que é o sonho de qualquer recém-formado, o Sicredi oferece benefícios como convênios médico e odontológico, vale alimentação, salário compatível com o mercado. “O colaborador tem uma área específica para descansar na hora do almoço em qualquer unidade e um ambiente de trabalho saudável, conforme constatado em pesquisas de clima”.

Na lista dos jovens que conseguiram fazer carreira no Sicredi está a contadora Fernanda Marcela Silva, 32, que trabalha no Sicredi em Mato Grosso há 11 anos. Natural de Salto do Céu, a 304 km de Cuiabá, ela conta que saiu de casa para cursar Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres. Quando terminou a graduação já tinha em mente um objetivo traçado: trabalhar em uma instituição financeira e chegar ao cargo de auditora.

Em busca do sonho, Fernanda participou de um processo seletivo na cooperativa do Sicredi Sudoeste MT, em Cáceres, e foi contratada para uma das duas vagas disputadas por 90 candidatos. Começou trabalhando como caixa, por quatro anos, mas de olho nas oportunidades, participou de um processo seletivo para o departamento de auditoria na Central Sicredi Centro Norte, em Cuiabá.

Foi aprovada e mudou-se para a Capital. Está há sete anos na Central, onde já ocupa a terceira cadeira. Começou como inspetora interna, passou para auditora interna e agora é consultora de Processos, onde atender outras 10 assessores nas cooperativas. “A próxima etapa é assumir uma gerência e estou me preparando para isso”.

A evolução na carreira de Fernanda se deve ao empenho pessoal, que nunca se acomodou e buscou conhecimento e especializações. O Sicredi a incentivou arcando com a metade do custo de uma pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de treinamentos em gestão e liderança.  “No Sicredi há oportunidades de crescer todos os dias. Só depende de nós”.

Mais novo de casa, Itamar Fernandes da Silva Júnior, 20, apesar de pouca idade já vem fazendo história e carreira no Sicredi. Na função de assessor de Processos atualmente, começou na empresa há dois anos na cidade de Campo Verde, ainda quando estava na faculdade. Foi contratado como colaborador efetivo na função de auxiliar administrativo para trabalhar com planilhas de Excel. Como estava fazendo faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) e tinha muita habilidade na área passou a estudar formas de automatizar a geração das planilhas e relatórios que fazia todos os dias.

Um diretor percebeu o potencial dele e juntos começaram a planejar programas que facilitassem a rotina da cooperativa. Seu empenho o levou a ser indicado para uma vaga na Central do Sicredi, em Cuiabá, para onde se mudou há pouco mais de um ano, para assumir a atual vaga. Suas metas são ousadas. “Vislumbro para daqui uns 12 ou 15 anos ter um cargo de diretoria no Sicredi, na área de tecnologia da informação, onde tenho mais facilidade. Para isso preciso de experiência na área de desenvolvimento e conhecimento, não só neste setor, mas também em gestão de pessoas e processos, e ter um bom networking”.

Tanto Fernanda quanto Itamar se declaram muito satisfeitos e orgulhosos em trabalhar no Sicredi, onde já faz ou inicia uma carreira próspera. E satisfação deles e de outros milhares de colaboradores é reconhecida em todo o Brasil. Em 2017, o Sicredi foi eleito pelo 7º ano consecutivo uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no país, pela revista Você S/A. Nesta edição ocupou o 1º lugar na inédita categoria Cooperativas de Crédito. Também pela Você S/A, o Sicredi foi eleito no ano passado, a melhor empresa para se iniciar uma carreira. “Para fazer o ranking, a revista realiza pesquisa junto aos funcionários, o que resulta em indicadores de satisfação. São 78 questões, cujas respostas são totalmente confidenciais, feitas com trabalhadores de empresas de todo o país”, ressalta a gerente Renata Maia.

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 376 mil associados, com 166 agências em 134 municípios.

+ Acessados

Veja Também