Embarques de carne de frango continuam promissores

embarques de carne de frango continuam promissores

Comparativamente à semana inicial do mês, observou-se perda de ritmo nos embarques de carne de frango. Na segunda semana de fevereiro (5 a 11, cinco dias úteis), o volume médio diário recuou quase 15% em relação à semana anterior, ou seja, caiu de 18.929 toneladas diárias para 16.180 toneladas diárias.

Ainda assim, a média dos oito primeiros dias úteis do mês – 17.215 toneladas diárias – permanece em um nível elevado, correspondendo ao terceiro melhor resultado em mais de ano e meio de exportações. E isto, para um mês de fevereiro – geralmente um dos mais fracos do ano; e não só porque o mês é mais curto – pode ser considerado resultado excepcional.

O fato é que, decorridos pouco mais de 44% do mês (oito dias úteis de um total de 18 dias úteis, já que a SECEX/MDIC desconsidera a segunda e terça-feira de Carnaval), os embarques de produto in natura somam 137.716 toneladas e, portanto, sinalizam volume de, aproximadamente, 310 mil toneladas para a totalidade do mês.

Esse resultado, se efetivado, significará redução de cerca de 5% sobre janeiro passado, mês com quatro dias úteis a mais. Mas ficará pelo menos 7% acima do alcançado em fevereiro de 2016, mês que, por ser ano bissexto, teve um dia útil a mais.

A ressaltar, ainda, a contínua recuperação no preço do produto. Nos passados oito dias atingiu a média de US$1.678,40/t, valor que se encontra cerca de 4% e 24% acima do que foi registrado, respectivamente, em janeiro passado e em fevereiro de 2016.