Em Sorriso a mesma empresa contratada pela prefeitura realiza pesquisa para o atual prefeito candidato a reeleição

Pixabay

Em Sorriso a mesma empresa contratada pela prefeitura realiza pesquisa para o atual prefeito candidato a reeleição

Compartilhe:

Na última sexta-feira (06), uma pesquisa contratada pela Rádio Sorriso, realizada em 1 de novembro, foi divulgada pelo Candidato a Reeleição em Sorriso, Ari Lafin (PSDB). De acordo com a pesquisa, os dados da empresa contratada é o mesmo instituto Ética, com razão social Ética Empresa de Pesquisa de Mercado e Consultoria LTDA, contratada pela Prefeitura de Sorriso, sob o comando do candidato à reeleição Ari Lafin, para realizar pesquisa de opinião pública no ano de 2019, no valor de R$ 15.700,00 e já pago pelo Executivo, sob o número de Contrato 055/2019.

Na segunda rodada de pesquisa, a mesma empresa foi contratada pela TV Sorriso, com data posterior, exatamente 1 semana após a realização do primeiro levantamento no dia 8 de novembro conforme informações do site do TSE, com data prevista para divulgação no próximo dia 11 de novembro. A empresa de pesquisa, que já havia prestado serviço à Prefeitura de Sorriso, tem como sócios proprietários Fernando de Oliveira Lopes Assunção e Maria Aparecida de Oliveira Lopes Assunção.

Fernando Assunção é profissional conhecido e respeitado em Sinop, foi assessor do ex-deputado federal e atual candidato ao Senado, na eleição suplementar em 2020, Nilson Leitão, do PSDB, mesmo partido do candidato a reeleição em Sorriso, Ari Lafin. Além disso, prestou serviço, por meio de sua empresa à Prefeitura de Sorriso durante a gestão tucana.

O resultado do primeiro levantamento, conforme peças publicitárias do candidato a reeleição, Ari Lafin, pontuou 83,6% das intenções de voto na cidade de Sorriso.
As regras para divulgação de pesquisas têm mudado a cada eleição, os registros e legislações e resoluções sobre os procedimentos de autorização para se divulgar pesquisas estão cada vez mais rígidas, prevendo multas e sanções aos institutos, contratantes e candidatos. O que torna o processo ainda mais blindado de fraude. Por outro lado, pode-se avaliar a exclusão de empresas prestadores de serviços de prefeituras e governos durante processos eleitorais, como o caso em Sorriso. Já que em seu perfil no Facebook, o dono do Instituto de Pesquisa, deixa claro seu afeto e amizade pelo atual Prefeito Ari Lafin e seu apoio ao candidato Nilson Leitão, também do PSDB.

Em diversas cidades do país, incluindo caso semelhante ocorrido em Londrina no Paraná, abrem margem para alterações legais sobre a atuação de institutos prestadores de serviços para partidos políticos, Prefeituras e Governos que desejam prestar o mesmo serviço de pesquisa para campanhas nas mesmas cidades e para os mesmos candidatos.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também