Em parceria com associação de moradores, Vigilância em Zoonoses realiza campanha de vacinação antirrábica no Residencial Marechal Cândido Rondon

Picture of Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Em parceria com associação de moradores, Vigilância em Zoonoses realiza campanha de vacinação antirrábica no Residencial Marechal Cândido Rondon

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um Dia D de vacinação contra a raiva animal no centro comunitário do Residencial Marechal Cândido Rondon, no último sábado (11), quando foram vacinados 205 cães e 35 gatos.

A iniciativa partiu da associação de moradores da região (que tem cerca de 1,5 mil famílias e abrange também os residenciais Pascoal Moreira Cabral e Águas Claras). O primeiro-secretário da associação, Maurílio Márcio Pouso relata que ele e o vice-presidente Jardel de Souza procuraram o coordenador da UVZ, José Antônio Noleto, para propor um dia de vacinação antirrábica no bairro, para atender o anseio da comunidade, que estava preocupada e ansiosa em proteger seus animais de estimação.

“Eu faço parte da Associação de Moradores e há muito tempo a gente já estava com essa ideia de fazer. Fui na zoonoses e falei com o josé, que achou bacana a proposta. A gente fez a divulgação pelo WhatsApp. A vacinação foi das 8h às 16h e foi um sucesso! A comunidade gostou porque a zoonoses é longe e para pegar o cachorro e levar lá fica longe, a maioria das pessoas não têm carro e tem moradores que têm dois, três animais em casa. Foi muito bacana! Os moradores ficaram muito contentes com a zoonoses ter trazido esse trabalho para o bairro porque a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é feita junto aos bairros. A comunidade ajudou, fez um almoço… É a Prefeitura interagindo com a comunidade!”, disse Maurílio Pouso.

De acordo com o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, o médico veterinário José Antônio Noleto, “essa campanha no Residencial Marechal Rondon foi um ensaio para o que vai acontecer no mês que vem, em que haverá dois dias D de vacinação antirrábica em Cuiabá, cuja meta é vacinar 60 mil animais, entre cães e gatos”, afirma.

Como no ano de 2020 não houve campanha de vacinação contra a raiva animal por conta da pandemia de covid-19, neste ano, a UVZ intensificou a divulgação da vacinação de rotina nos três postos fixos que já funcionam o ano todo. São elas:

– Unidade de Vigilância em Zoonoses, o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, sem necessidade de agendamento. Endereço: Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, 1450, Ribeirão do Lipa (próximo ao HMC).

– Hospital Veterinário da Unic, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, por ordem de chegada. Endereço: Rua Itália, 151, Jardim Europa – nos fundos do campus da Unic Beira Rio. Observação: devido ao recesso da instituição, as atividades serão retomadas no próximo dia 19 de julho.

– Hospital Veterinário da UFMT, a vacina antirrábica ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, e nas sextas-feiras apenas das 7h30 às 11h30. Para vacinação antirrábica gratuita, o tutor terá que fazer agendamento prévio, em virtude da pandemia do coronavírus, sendo limitado a 5 vagas pela manhã e 4 no período vespertino. O agendamento prévio deve ser feito pelo WhatsApp (65) 9-8441-7076.

+ Acessados

Veja Também