Em live, Juíza explica regras e destaca fiscalização em “derrame” de Santinhos

Picture of Redação Primeira Hora com informações Folha Regional

Redação Primeira Hora com informações Folha Regional

Mais de 170 mill pessoas votam em Rondonópolis

Em live, Juíza explica regras e destaca fiscalização em “derrame” de Santinhos

Compartilhe:

Em live realizada nesta sexta-feira (30), a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, titular da 10ª Zona Eleitoral, falou sobre os preparativos para as eleições em Rondonópolis e Itiquira e esclareceu várias dúvidas sobre as eleições gerais de domingo. Ela ressaltou a mudança no horário de votação – que será das 07h00 às 16h00 em Mato Grosso – e fez um apelo para que todos participem obedecendo as regras baixadas pela Justiça Eleitoral.

Ao lado do juiz Wanderlei José da Costa, da 46ª Zona Eleitoral, a doutora Maria das Graças conduziu os preparativos e estará na coordenação da maior equipe já composta para realizar uma eleição no município. Conforme ela, haverá rígida vigilância para combater crimes eleitorais.

Além da fiscalização dos servidores da própria Justiça Eleitoral, centenas de policiais e até militares do exército participam do esquema de segurança que contará até com o uso de drones. “Hoje temos também as câmeras usadas na fiscalização das ruas. Certamente veremos essas imagens e se houver registro de crimes vamos acionar os responsáveis, mesmo que já tenha passado a eleição”, alertou.

Entre as maiores preocupações estão a prática de jogar santinhos (propaganda dos candidatos) em frente aos locais de votação, a boca de urna e a propaganda ilegal. No entanto, os eleitores poderão votar com roupas e até adesivos que identifiquem suas preferências eleitorais.

“Podemos usar a camiseta que quisermos, na cor que quisermos, o boton e até bandeira que quisermos, desde que seja uma manifestação individual e silenciosa. Não dá para juntar a família toda ou um grupo muito grande com camisetas e bandeira e ir votar ao mesmo tempo, como se fosse um minicomício. É preciso ter bom senso”, explicou.

A regra do bom senso vale também para os veículos com adesivos de candidatos. Não haverá restrições à circulação ou estacionamento em áreas próximas aos locais de votação. “O que não pode, por exemplo, é reunir vários carros configurando algo parecido com uma carreata”.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também