Em libras, Pedro Taques homenageia luta pela inclusão no Dia do Surdo

Em libras, Pedro Taques homenageia luta pela inclusão no Dia do Surdo

Em libras, Pedro Taques homenageia luta pela inclusão no Dia do Surdo

Dia 26 de Setembro é o Dia Nacional do Surdo, uma data que relembra a história e a luta dessa comunidade. Pela sua página no Facebook, o candidato à reeleição, governador Pedro Taques (PSDB) prestou uma homenagem a esses cidadãos.
O tucano, que atuou na luta pelos direitos da pessoa com deficiência na sua passagem pelo Ministério Público Federal (MPF), Senado e, agora, no Governo de Mato Grosso, usou a língua brasileira de sinais (Libras) para reforçar sua mensagem.

“Hoje é o Dia Nacional do Surdo. Uma data para celebrar a luta diária pela inclusão e pelo respeito. Parabéns àqueles que não se calam na luta contra o preconceito e usam suas mãos para se expressarem por um mundo melhor e mais justo. A luta de vocês é minha também”, afirmou Pedro Taques.

Essa não foi a primeira vez que Pedro Taques apoia campanhas pela inclusão social. Em seu primeiro ano de gestão, em 2015, Mato Grosso recebeu a 1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com o tema “Nenhum Mato-grossense ficará para trás: Nada sobre Nós sem Nós”.
Em sua gestão, foi criada a secretaria de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência para dar visibilidade ao tema, fomentar debates e elaborar políticas públicas inclusivas.

No Senado, três projetos de lei de sua autoria facilitam a inclusão de pessoas com deficiência. Uma das propostas (PLS 323/2011) limitou a exigência de laudos de avaliação para portadores de deficiência na aquisição de automóveis com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para facilitar o acesso ao benefício, o projeto prevê a realização de apenas uma perícia médica pela pessoa portadora de deficiência. Outro projeto dispõe sobre a isenção do IPI na aquisição de cadeiras de rodas.

“O cidadão está cansado do mundo das desigualdades, do ódio e do preconceito. Faz parte da minha história lutar pela inclusão das pessoas, em especial daqueles que não são enxergados. Isso é o que justifica minha existência na política”, finalizou Pedro Taques.

+ Acessados

Veja Também