Elza foi desbravadora na política e Marília a primeira mulher que assumiu a prefeitura de Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Elza foi desbravadora na política e Marília a primeira mulher que assumiu a prefeitura de Rondonópolis

Compartilhe:

A mulher rondonopolitana levou exatos dez anos para conquistar espaço na política local. A primeira vereadora eleita foi a comerciante Elza de Oliveira, a Elza do Hotel Luzitano, que tomou posso em janeiro de 1963, quase dez anos, após a emancipação política da cidade.

Além de Elza, a professora Arolda Dueti, chegou a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores, naquela mesma legislatura. Ele foi suplente e no ano de 1965, assumiu o posto de Antônio Finazzi Luz, que entrou com pedido de licença.

Apesar de tímida, as mulheres voltaram à Câmara somente na década de 70, com Maria Niuza Lima.

Nos anos 80, pela primeira vez, foram eleitas duas representantes do sexo feminino em mesmo processo eleitoral; trata-se da própria Maria Niuza que era esposa do então vice-prefeito e Amélia Stefanini, que era servidora pública e filha do deputado Afro Stefanini.

Neste período, a Câmara manteve constância em eleger mulheres no Legislativo, até 2008.

Vale destacar que a professora universitária Marlene Silva de Oliveira Santos, foi a primeira mulher a presidir o Legislativo, no biênio 91-92. Ela também foi a primeira mulher a disputar uma eleição para comandar a prefeitura no ano de 92.

Ela enfrentou nas urnas, Carlos Bezerra, vencedor do pleito e Moisés Feltrin. Marlene ficou conhecida pelo slogan: “Nenhum nem outro, Marlene e Márcio Couto”, em uma referência aos adversários e se apresentando como uma terceira via.

Marilia Salles foi a primeira mulher a assumir a prefeitura

 

No entanto, somente 19 anos depois, em 2011, uma mulher assumiu a prefeitura de Rondonópolis. Marília Salles, esposa do ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles, assumiu o comando de Rondonópolis em 2011, após um pedido de licença do prefeito Zé Carlos do Pátio.

Marília foi eleita vice de Pátio, no processo eleitoral de 2008.

No entanto, em 2012, a jornalista Valéria Bevilacqua foi eleita vice-prefeita na chapa de Ananias Filho em um processo de eleição indireta.

Por outro lado, Vilma Moreira dos Santos , foi eleita vereadora e depois em 2010, assumiu uma cadeira na AL, em razão de ter sido primeira suplente do PSB.

Atualmente são duas vereadores exercendo mandado na cidade, a jornalista Kalinka Meirelles e a professora e servidora pública Marildes Ferreira.

Deixe um comentário

Veja Também