Eleições para Conselho Municipal de Assistência Social acontece nesta quinta

Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Wheverton Barros

Eleições para Conselho Municipal de Assistência Social acontece nesta quinta

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Rondonópolis está realizando eleição para novos representantes da sociedade civil nesta quinta-feira (27) no Núcleo de Conselhos.

O período de votação iniciou as 12h30 e encerra às 16 horas quando será feita a apuração dos votos e o resultado será validado pela comissão da eleição. Serão escolhidos 18 integrantes entre titulares e suplentes para o biênio 2023/2024. A publicação dos eleitos será feita no dia 28 de abril seguindo o calendário publicado em edital.

Para a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, o processo tem uma finalidade de grande relevância nas políticas públicas do município. “Por um lado representantes da sociedade civil organizada, usuários da política de assistência são representantes fundamentais no processo de fiscalizar acompanhar e monitorar as políticas públicas na área da assistência social”, comentou.

O CMAS é composto por nove representantes do poder público municipal, indicados por secretarias municipais e nove representantes da sociedade civil, sendo três dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), três dos trabalhadores do Suas e outros três indicados pelas entidades assistenciais.

Entre as funções dos membros estão inscrever, acompanhar e orientar as entidades socioassistenciais que existem no município de Rondonópolis, verificar as condições de funcionamento, o tratamento oferecido para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) garantindo a continuidade nos atendimentos e fiscalizar esses grupos durante o ano todo.

“A importância se dá principalmente por causa da democracia e o controle social porque não existe rede socioassistencial, não existe recursos federais, nem municipais, nem estaduais sem a composição desse conselho”, explicou a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucimara Coelho.

+ Acessados

Veja Também