Educadores viajam 130 quilômetros para entregar apostilas a estudantes de comunidade rural em MT

Numa parceria com a Secretaria Municipal de Nova Ubiratã, diretor e professores chegam até a casa dos alunos com material impresso

A diretora Jussara, com a pasta amarela, percorreu o trajeto que os alunos fazem nas aulas presenciais para levar as apostilas. - Foto por: Divulgação

Educadores das escolas da rede estadual não estão medindo esforços para levar material impresso para estudantes que não têm acesso a internet. Em alguns casos, fazem um trajeto de mais de 130 quilômetros de ida e volta para deixar as apostilas nas mãos dos estudantes.

A Escola Estadual Pedro Barbosa, localizada na comunidade de Entre Rios, no município de Nova Ubiratã (a 502 quilômetros ao norte da Capital), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município, está percorrendo as propriedades rurais onde residem os estudantes para fazer a entrega.

Segundo a diretora Jussara Zimmermann, são alunos do ensino médio e educação de jovens e adultos (segmento ensino fundamental) de cinco comunidades num total de 114 apostilas. As viagens são feitas com ônibus do transporte escolar que também levam o material impresso da rede municipal de Nova Ubiratã.



Na primeira viagem, a gestora acompanhou a entrega e, para muitos alunos, foi uma surpresa agradável a chegada do ônibus, pois muitos alunos acreditavam que as aulas presenciais haviam iniciado.

“Tivemos que abrir as porteiras para chegar até as casas dos alunos, nas propriedades rurais. Ninguém sabia das aulas não presenciais. Deixamos as apostilas e avisamos o dia em que retornaríamos para trazer a nova apostila e levar essa primeira respondida. A expectativa de toda a equipe gestora é que os alunos consigam desenvolver o melhor possível as atividades”, destaca a diretora.

Como a maior parte dos alunos receberão as apostilas, os professores viajarão nas próximas etapas já com a correção comentada das atividades. Ficarão à disposição para tirar dúvidas.

Mesmo com conteúdo voltado para a realidade local, os alunos também estudam para o Enem. Da EE Pedro Barbosa, saíram profissionais com curso superior, como um dentista e enfermeiros que trabalham na rede municipal de saúde. Alguns professores que atuam na unidade escolar são ex-alunos.

Para os estudantes com acesso à internet que residem na comunidade Entre Rios, eles terão aula pela plataforma Microsoft Team e também terão sistema de atendimento pelo WhatsApp.