Educação e Saúde estabelecem procedimentos e fluxo de atendimento aos profissionais e estudantes da rede pública municipal

Picture of Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Jorge Pinho/Prefeitura de Cuiabá

Educação e Saúde estabelecem procedimentos e fluxo de atendimento aos profissionais e estudantes da rede pública municipal

A Prefeitura de Cuiabá publicou na versão online da Gazeta Municipal, Nº 233, veiculada no dia 1º de outubro, a Portaria Normativa Conjunta nº 002, da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde que estabelece os procedimentos e orientações para o atendimento da comunidade escolar nas unidades da rede pública municipal de Saúde, em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus. No último dia 27 de setembro, as atividades pedagógicas presenciais foram retomadas nas 167 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino, com isso, mais de 54 mil estudantes e cerca de 9 mil profissionais, retornaram as salas de aulas.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o documento estabelece os procedimentos a serem adotados em relação aos Protocolos de Biossegurança e ordenamento do Fluxo de Atendimento pela rede pública de Saúde. “Essa é uma parceria importante para que possamos garantir o bem estar e a segurança dos nossos estudantes e profissionais, nesse retorno às atividades presenciais. Temos trabalhado de forma conjunta em relação ao treinamento dos profissionais e nas recomendações técnicas sobre os protocolos a serem adotados pelas unidades escolares. No caso de suspeita de contaminação, esse profissional ou estudante será encaminhado à unidade de saúde mais próxima da escola para ser acompanhado. Essa sempre foi uma preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro em relação ao retorno das aulas presenciais, além de garantir a vacinação para 100% dos profissionais da Educação, assegurar que as unidades escolares estivessem preparadas para receber a comunidade escolar e que, caso constatado algum caso suspeito, o encaminhamento para atendimento fosse imediato”, destacou a secretária Edilene de Souza Machado.

Na portaria conjunta estão previstos procedimentos e ações, o atendimento prioritário, em situações de suspeitas de contágio, nos centros e unidades de saúde, policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) assim como o acompanhamento e monitoramento dos infectados, pelas duas secretarias.

A secretária Municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend lembrou que Cuiabá vem adotando, desde o início da pandemia, medidas para proteger a população e as crianças da Covid-19. Nesse sentido, o prefeito Emanuel Pinheiro conduz tratativas junto ao governo federal a fim de garantir a vacinação da população e, nesta segunda-feira (4), foi iniciada a imunização dos adolescentes a partir dos 12 até os 17 anos.  “A Secretaria de Saúde trabalha para garantir cada vez mais respaldo e segurança para os estudantes e profissionais, nessa retomada presencial. Esse público terá atendimento prioritário nas nossas unidades básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e policlínicas, em caso de suspeita de Covid-19, através de um canal direto entre as unidades educacionais, com a unidades de saúde da mesma região. A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada nesse objetivo, de proteger as crianças e os professores”, destacou a secretária Municipal, Suelen Alliend.

+ Acessados

Veja Também