Educação de Várzea Grande promove ação sobre o Dia Nacional do Diabetes nas escolas

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Educação de Várzea Grande promove ação sobre o Dia Nacional do Diabetes nas escolas

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência Operacional do Sistema Escolar, promoveu ações de conscientização sobre o diabetes em duas escolas da rede municipal na segunda-feira, 26, Dia Nacional do Diabetes.

As ações ocorreram com palestra de conscientização, jogos e brincadeiras sobre a doença e distribuição de um kit de frutas para alunos na escola EMEB Ary Leite de Campos, no bairro Parque das Mangabeiras, no período matutino e na EMEB Luiz Reveles Pereira, no bairro Portal da Amazônia.

De acordo com a coordenadora, Monica Gonçalves, atualmente a rede municipal de Várzea Grande atende 6 alunos com diabetes tipo 1. “Eles recebem alimentação especial rica em frutas, verduras e legumes, bem como alimentos integrais (arroz e macarrão). São acompanhados por nutricionistas da SMECEL que, antes de elaborar esse cardápio especial, fazem uma entrevista com os pais ou responsáveis pelo aluno, juntamente com a equipe gestora da unidade escolar”, explicou.

Segundo o superintendente do Sistema Escolar, Evaldo Mendes, as técnicas em nutrição escolar (merendeiras) também recebem orientação e treinamento para executar a preparação da alimentação especial para os alunos. Durante a palestra, a equipe de nutricionista da SMECEL esclarece que o Diabetes Mellitus é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Aproximadamente 9% da população brasileira tem diabetes, a causa deste aumento pode ser a falta de cuidados de rotina com a saúde e o estilo de vida cada vez mais acelerado nas cidades, com pouca atenção à alimentação e sedentarismo que, somados à predisposição genética, podem resultar em sobrepeso/obesidade. Juntos, esses são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes.

Existem diferentes tipos da doença, mas os mais conhecidos são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. O diabetes tipo 1 é caracterizado pela falência das células beta no pâncreas e é mais comum em pessoas com idade abaixo dos 35 anos. O diabetes tipo 2 ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais responsáveis.

O diabetes também é uma das principais causas de amputações no País, conforme dados da OMS. De todas as amputações que acontecem no Brasil, 70% são em decorrência da doença.

A International Diabetes Federation (IDF) aponta que o Brasil é o quarto país com o maior número de adultos diabéticos e o dia 26 de junho ficou estabelecido como o Dia Nacional do Diabetes Mellitus pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.

Além da Coordenadora da Alimentação Escolar, Monica Gonçalves, fizeram parte da equipe da Merenda Escolar na ação nas escolas, a gerente de Alimentação Escolar, Priscila Alves e as técnicas em Nutrição: Ana Carolina Rabello, Belinha Santana, Kamyla Santos Amaral Almeida, Maraiza Moreira e Rosiney Godoy.

+ Acessados

Veja Também