Educação de Várzea Grande comemora ‘Dia Nacional da Saúde e Nutrição’ com atividades lúdicas e de conscientização na escola

Secom/VG

Secom/VG

Educação de Várzea Grande comemora ‘Dia Nacional da Saúde e Nutrição’ com atividades lúdicas e de conscientização na escola

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência do Sistema Escolar, comemorou o ‘Dia Nacional da Saúde e Nutrição’, comemorado no último dia 31 de março, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Mamed Untar, no bairro Jardim Alá, com diversas atividades, palestras e ações de conscientização.

De acordo com a coordenadora da Alimentação Escolar, Monica Gonçalves, o ‘Dia Nacional da Saúde e da Nutrição’ é uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para promoção da saúde, avaliar as práticas nutricionais, apoiar a educação alimentar e nutricional, promover a alimentação saudável e a prática de atividade física.

Durante todo o dia, os alunos da escola passaram por procedimentos de avaliação nutricional, com a conferência de peso e altura, assistiram palestras sobre Educação Nutricional e participaram de jogos, confeccionaram desenhos, apresentaram músicas e atividades lúdicas como forma de conscientização.

Ainda foram servidos lanches saudáveis de frutas, especialmente produzido para a ocasião. O superintendente do Sistema Escolar, Evaldo Mendes, disse que, durante o ano letivo, o setor distribui 205 mil kg de arroz, 60 mil kg de feijão, 360 mil kg de verduras, 130 mil kg de carne bovina, 22 mil kg de carne suína, 65 mil kg de carne de frango, além de 18 mil kg de linguiça de frango, 21 mil kg de polpa de frutas e 65 mil litros de iogurte, 60 mil maços de folhagem (alface e couve) e 30 mil maços de temperos divididos entre salsa, cebolinha e coentro para as 91 unidades escolares da Rede Municipal.

Mendes revelou também que a Superintendência fornece 25 mil kg por semana de frutas para abastecer as escolas. “A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno. Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, nossa meta é buscar fornecer a quantidade e a variedade adequadas de nutrientes para o organismo”, disse.

ALIMENTAÇÃO ESPECIAL

A coordenadora Monica Gonçalves destacou a adaptação de cardápios para o atendimento de alunos da Rede Municipal com necessidades alimentares especiais, seguindo critérios técnicos e recomendações do Ministério da Saúde. A Lei nº 12.982/2014 determina que o cardápio especial seja “elaborado com base em recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricional e demandas nutricionais diferenciadas”.

“Pais ou responsáveis de alunos da Rede Municipal que necessitam de alimentação especial devem encaminhar à escola, que depois envia para a Superintendência, o Laudo ou Atestado Médico com o CID (Classificação Internacional de Doenças) atualizado. Atualmente temos 120 crianças com cardápio especial. As patologias atendidas pelo PNAE do município de Várzea Grande são: Doença celíaca, intolerância a lactose, alergia a leite de vaca, ovos, diabetes tipo 1, obesidade, vegetariano, síndrome de Down e constipação crônica, deficiência da enzina glicose-6-fosfato desidrogenase (alergia a corantes), alergia a soja e amendoim, anemia falciforme, seletividade alimentar e hepatopatia crônica” informou.

CAPACITAÇÕES E PARCERIAS

Atualmente a Superintendência do Sistema escolar, responsável pela Merenda nas escolas, conta com 40 servidores e realizará no próximo dia 14 de abril um curso para gestores e Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que atendem crianças de 01 ano até 03 anos e 11 meses.

“Neste encontro vamos abordar assuntos tratados na Resolução 06 de Maio de 2020/FNDE, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE. Esta resolução também proíbe a oferta de alimentos ultra processados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para crianças de até 3 anos de idade, conforme orientações do FNDE” disse o superintendente.

A Secretaria de Educação também está finalizando uma parceria com o Centro Universitário UNIVAG para capacitar os manipuladores de alimentos com o foco nas boas práticas na manipulação de alimentos, higiene dos utensílios, equipamentos e ambiente, Controle de estoque, Organização e higiene do estoque, Reaproveitamento de alimentos.

Para o secretário Silvio Fidelis, promover a alimentação saudável aos alunos da rede pública de Várzea Grande é um objetivo que está sendo construído com responsabilidade e boa gestão dos recursos e dos profissionais que se dedicam para proporcionar mais qualidade e excelência em todas as etapas da Merenda Escolar. “É preciso ter esse olhar sensível, responsável e criterioso para garantir uma alimentação correta, saudável, que contribua para os processos do bem-estar, da melhoria nas atividades e aprendizagem dentro de nossas unidades escolares”, enfatizou.

+ Acessados

Veja Também