Dúvidas sobre a vacinação infantil contra Covid-19 são esclarecidas

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Gabinete de Comunicação

Dúvidas sobre a vacinação infantil contra Covid-19 são esclarecidas

O período de imunização contra Covid-19 para crianças de três e quatro anos começou nesta sexta-feira (7) e algumas dúvidas podem surgir para os pais e responsáveis pelos pequenos que serão imunizados.

Sobre a vacina contra Covid-19, o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Paulo Padim, esclarece que a única contra indicação é a febre, ou seja, não pode vacinar a criança que estiver com quadro febril apresentando temperatura corporal acima de 37,5º C. Nesse caso a orientação é esperar 48h sem febre para poder levar a criança para ser vacinada.

Em casos de pessoas com alergia é recomendado informar a equipe da imunização, mesmo que a vacina Coronavac seja pouco alergênica com baixo risco de uma reação alérgica. Crianças podem tomar a vacina se estiver tossindo ou fazendo uso de remédios como antibiótico.

Entre os possíveis efeitos colaterais que possa acontecer após a vacina, Padim relata que são os mesmo de outras vacinas, como incomodo no local da aplicação, febre baixa ou mal estar normal. Uma compressa fria pode ser usada para aliviar o primeiro sintoma e caso apresentem os outros sinais, os responsáveis devem procurar uma unidade de saúde ou atendimento médico para verificar qual o melhor antitérmico a ser tomado.

O uso do antitérmico antes da vacina não é recomendado, assim como em qualquer outra vacina, devido ao risco de alterar a imunogenicidade da vacina, que é a capacidade da vacina provocar uma resposta imune no corpo, como o desenvolvimento de anticorpos.

+ Acessados

Veja Também