Dr. Leonardo se reúne com quilombolas de Vila Bela para discutir políticas públicas

Redação PH

Redação PH

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

Dr. Leonardo se reúne com quilombolas de Vila Bela para discutir políticas públicas

A fim de minimizar os impactos causados pela exclusão social dos afrodescendentes, quilombolas existentes no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, que possui a maior população afrodescendente do Estado, o deputado Dr. Leonardo (PSD) participou, na última sexta-feira (13), do evento "Afro-chiquilombolas e Empoderamento".

Na oportunidade, ele falou de sua luta por políticas públicas, voltadas a esses povos tradicionais e originários, e explicou que já ficou criado um grupo de trabalho para discutir as medidas.

Dr. Leonardo apresentou, em março deste ano, uma Indicação para a implantação de uma turma única do curso de bacharel em Direito, específica para atender os remanescentes dos quilombolas de Vila Bela. A propositura visa garantir a maior integração dessa população na sociedade, promovendo condições de igualdade no exercício de seus direitos sociais, políticos e econômicos.

Segundo o deputado, a Organização nas Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem um programa que atende essa população que tanto sofre pela desigualdade racial.

“Infelizmente, a discriminação racial ainda predomina em diversas camadas da sociedade brasileira. Já conversamos com o secretário de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdinei Arruda, e propomos uma ação conjunta com a UNESCO, para que possamos levar essa discussão e garantir a educação superior dessa população, com a elaboração de um plano adequado e financiamento para que isso aconteça”, explicou.

Data – O dia 13 de maio é a data que homenageia a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, sancionada em 1888, que pôs fim a escravidão no Brasil. A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do país, após a Proclamação da Independência, em 1822.

"Essa data também serve como um mecanismo de conscientização e educação para ajudar a erradicar completamente qualquer tipo de preconceito racial”, destacou o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também