Dr. José Felipe celebra novas vagas em Medicina na UFR e destaca luta por residência como fator decisivo para ampliaçã

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Vereador indicou início da residência em saúde da família

Dr. José Felipe celebra novas vagas em Medicina na UFR e destaca luta por residência como fator decisivo para ampliaçã

Compartilhe:

O vereador José Felipe Horta, o Dr. José Felipe, comemorou a oficialização do aumento no número de vagas do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A medida foi concretizada nesta quarta-feira (4), durante a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, a Cuiabá e Várzea Grande.

O ato contou com a presença de autoridades federais e estaduais e teve o acompanhamento da reitora Analy Polizel, que participou da assinatura da portaria que garante a ampliação das vagas. Com a decisão, o curso de Medicina da UFR passa de 40 para 80 vagas anuais, a partir do segundo semestre de 2026, com ingresso via Sisu e também por processo seletivo próprio.

Segundo o vereador, a implantação da residência médica em Saúde da Família e Comunidade foi fator determinante para a autorização do aumento de vagas. Dr. José Felipe foi um dos principais articuladores da iniciativa e lembra que, desde 2021, cobrava da gestão municipal anterior investimentos para viabilizar o projeto. A residência, no entanto, só foi efetivada em 2025, já na gestão do prefeito Cláudio Ferreira.

“Desde 2021 a universidade pleiteava esse projeto, mas a gestão anterior não compreendeu sua relevância. Agora, com o compromisso do prefeito Cláudio Ferreira, conseguimos tirar esse sonho do papel e transformar em realidade para Rondonópolis”, afirmou o parlamentar.

Com a implantação da residência médica, Rondonópolis passa a contar com a primeira especialização médica vinculada à UFR, o que garantiu respaldo técnico e institucional para a ampliação das vagas no curso. A graduação em Medicina é ofertada desde 2014 no campus de Rondonópolis, ainda à época da UFMT, e já formou seis turmas, com mais de 200 novos médicos.

Durante a agenda em Cuiabá, o ministro Camilo Santana também destacou a parceria com o Governo do Estado para a construção e equipagem de um Hospital Universitário. Estudos técnicos já foram autorizados pela Ebserh, com foco no atendimento pelo SUS.

Dr. José Felipe ressaltou que também é um dos idealizadores do Hospital Universitário e que, nos últimos meses, tem atuado junto a autoridades federais para viabilizar o projeto. A futura unidade, segundo o vereador, deve contribuir para desafogar a rede pública de saúde e fortalecer a formação médica na região sul de Mato Grosso.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também